01/07/2017
Sábado de vacinação contra HPV em Resende
Campanha tem como foco imunizar crianças de até 15 anos de idade
Crédito: Jenny Faulstich
Os postos de saúde de Resende fizeram hoje, dia 1, o Dia D de vacinação contra HPV e meningite meningocócica C conjugada. A vacina tem como público-alvo meninos e meninas com idade superior ao de 9 anos e menor de 15 anos (14 anos e 11 meses). Para quem ainda não se vacinou, na próxima segunda-feira, dia 3, a campanha tem continuidade nos postos de saúde da zona urbana e rural, além do Centro Municipal de Imunização, localizada na Praça Oliveira Botelho, das 8 às 17 horas.
O papilomavírus humano (HPV) é uma doença sexualmente transmissível, com mais de 100 tipos diferentes de infecção. Entre as mais graves formas de manifestação, o HPV pode causar um tipo de câncer com grande incidência: o de colo de útero. A superintendente de Vigilância em Saúde, Natalia Campos, alerta aos pais sobre a importância da vacinação.
- O que torna o HPV um vírus de grande relevância é o fato dele estar relacionado a praticamente todos os casos de câncer de colo do útero, um dos tipos de câncer mais comuns na população feminina. A vacinação previne em até 90% dos casos. Por isso a prevenção continua sendo nosso principal instrumento para conter o agravo da doença – reforça a superintendente.
A vacina protege contra quatro subtipos mais frequentes do vírus HPV (6, 11, 16 e 18). Além de tomar a primeira dose, os pais e responsáveis precisam ficar atentos para que seja feita a segunda dose após seis meses. As vacinas contra HPV são muito eficazes, principalmente quando administradas em meninas jovens, que ainda não começaram a sua vida sexual e, portanto, nunca tiveram contato com o papilomavírus humano.
Palavras chaves: Campanha HPV Resende