° Minº Max

Quatro equipes buscam a vaga na grande final no dia 10

Ruralzão chega na fase semifinal neste domingo

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

Neste domingo, dia 3, acontece a fase semifinal do Campeonato de Futebol Rural de Resende, o Ruralzão 2013. A competição é realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Um dos confrontos será entre Lote 10 X Serrinha, no Campo do Lote 10, em Visconde de Mauá. A outra partida será a disputa entre Rio Preto X Bagagem, que acontecerá no Campo do Rio Preto. Os dois jogos estão marcados para começar às 15 horas. Os vencedores destes jogos decidem a competição no domingo seguinte, dia 10 de novembro, na grande final.

O Ruralzão teve início no dia 8 de setembro e contou com a participação de oito equipes, cada uma representando uma localidade rural do Município. Na primeira fase foram disputados 28 jogos distribuídos em sete rodadas. A equipe do Lote 10 terminou a fase classificatória na primeira colocação com 21 pontos; em segundo, ficou Rio Preto com 16; e em terceiro lugar, Bagagem com 15. A quarta vaga ficou com o time da Serrinha que alcançou 13 pontos ganhos.

A última rodada, disputada no último final de semana terminou com os seguintes resultados: Bagagem 1 X 0 Vargem Grande, Fumaça 5 X 3 Pedra Selada, Serrinha 1 X 2 Lote 10 e Rio Preto 5 X 1 Capelinha. Dividem a artilharia da competição com nove gols, os jogadores Reinaldo da Silva (Serrinha) e Ricardo da Silva (Lote 10). Logo em seguida, está Diego Alcântara, com oito gols.

- Na primeira fase tivemos bons jogos e muitos gols. Torcemos para que esta fase decisiva da competição mantenha a mesma qualidade. Contamos com a presença do público para prestigiar as partidas - disse o titular da secretaria, Fernando Menandro.

TAEKWONDO - Resende sedia neste domingo, dia 3, o 1º Resende Open de Taekwondo. O torneio é uma realização da Associação de Taekwondo do Sul Fluminense e conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. As lutas acontecerão no ginásio do Colégio Salesiano, a partir das 9 horas.

A expectativa dos organizadores é de que a competição reúna cerca de 500 atletas de aproximadamente 20 academias representando municípios do Sul do estado. Já confirmaram participação atletas de Volta Redonda, Porto Real, Quatis, Miguel Pereira, Volta Redonda e Resende.

De acordo com o professor de Taekwondo e coordenador técnico da associação, Pablo Penna, além de ser realizado pela primeira vez no município, o Resende Open oferecerá outro atrativo ao público. A competição contará com o auxílio eletrônico para a contabilização dos pontos durante as lutas. O sistema é o mesmo utilizado em grandes competições como os Jogos Olímpicos.

- O capacete e o colete de proteção dos atletas possuem sensores. Ao toque do adversário, este sensor é acionado e o ponto é registrado e aparecerá num placar eletrônico instalado no ginásio. É um sistema que traz transparência, objetividade e dinamismo às lutas, além de facilitar a compreensão do público que estiver assistindo aos combates - explica Penna.

Segundo o coordenador, as categorias de luta são divididas por peso, idade e graduação do atleta. Serão premiados com medalhas os três primeiros colocados em cada categoria. Também haverá premiação por equipe. Todos os árbitros serão da Federação de Taekwondo do Rio de Janeiro.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fernando Menandro, o 1º Resende Open de Taekwondo será uma oportunidade do público conhecer o esporte e saber como é a disputa de uma competição de nível olímpico.

- Teremos aqui uma infraestrutura inédita com todos os recursos técnicos de um grande evento esportivo. O público saberá claramente o que acontecerá no tatame e poderá torcer por sua cidade. Será um programa imperdível - garante o secretário.

Palavras chaves: ESPORTES