21/07/2021

RESENDE VACINA CONTRA A COVID-19 POPULAÇÃO GERAL ACIMA DE 35 ANOS NOS POSTOS DE SAÚDE E NO DRIVE-THRU NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 23

Este público-alvo, que receberá a primeira dose, deverá apresentar identidade com foto, CPF e comprovante de residência; cartão do SUS é solicitado nas unidades de saúde

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vacinará contra a Covid-19 a população a partir de 35 anos de idade nesta sexta-feira, dia 23 de julho, nas unidades de saúde e pelo sistema drive-thru. Das 9h às 13h, haverá drive-thru na Área de Exposições para o público que mora fora da área de cobertura dos postos de saúde, mediante agendamento confirmado por ligação telefônica pela Secretaria de Saúde. Das 8h ao meio-dia, as pessoas desta faixa etária, que possuem a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), deverão se dirigir às unidades de saúde de sua referência, sem necessidade de agendamento. Todos deverão apresentar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. O cartão do SUS é solicitado nas unidades de saúde.

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, explicou que a campanha de vacinação contra o novo coronavírus segue as orientações do governo federal, conforme a distribuição escalonada dos imunizantes.

— O cronograma para imunizar toda a população vacinável em Resende vem seguindo os critérios do Ministério da Saúde. Assim que chegam, as doses são aplicadas nos moradores da cidade o mais rápido possível, nas unidades de saúde e pelo sistema drive-thru. Até agora, o município aplicou 93.080 doses das vacinas anticovid, entre primeira, segunda e dose única. É sempre importante destacar que a pandemia ainda não acabou, por isso, mesmo após a vacinação, todos devem continuar respeitando as medidas de segurança sanitária, tais como: uso de máscaras de proteção; higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%; e distanciamento social adequado – reforça.

Vale relembrar que o cadastro no site institucional da Prefeitura (www.resende.rj.gov.br) continua aberto para a população geral a partir de 35 anos, que reside fora da área de cobertura da ESF. A resposta do cadastro com o agendamento para a imunização contra a Covid-19 deve ser aguardada, lembrando que a confirmação não ocorre de imediato em razão da relação de pessoas com a faixa etária existente e o número de doses da vacina disponibilizadas, gradualmente, pelo governo federal. As pessoas com menos de 35 anos de idade devem aguardar a abertura do cadastro para a faixa etária correspondente. Já os moradores, que possuem cobertura da Estratégia Saúde da Família, não precisam se cadastrar. Este público deve esperar a divulgação da sua faixa etária para se dirigir ao posto de saúde.

Palavras chaves: Calendário Vacinal, Covid-19, Combate Ao Novo Coronavírus, 35 Anos