03/09/2018

RESENDE ULTRAPASSA META DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E PÓLIO

Mesmo superando meta, Postos de Saúde continuarão aplicando as vacinas, conforme o calendário nacional de imunização

RESENDE ULTRAPASSA META  DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E PÓLIO

Crédito: Carina Rocha

Resende superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a campanha nacional de vacinação contra o sarampo, alcançando 99,92% do público-alvo, e contra a poliomielite, doença contra a qual a Prefeitura imunizou 100,36% das crianças em idade vacinal. A meta do Ministério era vacinar 95% do público-alvo. A boa notícia foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde após o Centro Municipal de Imunização ter recebido todos os números dos Postos de Saúde da rede, incluindo a vacinação realizada na sexta-feira, dia 31. Até então, as estatísticas levavam em consideração os números fechados na quarta-feira, 29 de agosto.

De acordo com a Secretaria, 12.936 doses das duas vacinas foram aplicadas no município durante o período da campanha, que começou no dia 6 de agosto e foi prorrogada no Estado do Rio até o dia 15 de setembro, já que muitos municípios não estavam conseguindo atingir a meta. Deste total, 6.482 doses aplicadas foram da vacina contra a pólio, e 6.454 foram da tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, rubéola e caxumba. Os números foram comemorados pela Secretaria de Saúde.

- Na semana passada, quando alcançamos 90% do público-alvo, formado por crianças com idade entre um e menos de cinco anos, recebemos uma nota técnica do Governo Federal que já eliminava a necessidade de prolongarmos a campanha em nosso município, bem como a realização de outro Dia D, como aconteceu em outros municípios da região. E na sexta, após contabilizarmos todas as doses aplicadas, verificamos que não só alcançamos a meta, como conseguimos ultrapassá-la. Isso representa uma grande conquista, já que a imunização garante a saúde de nossas crianças – ressalta o secretário Alexandre Vieira, lembrando que em todo o Estado apenas 55% das crianças em idade vacinal haviam sido imunizadas até a última sexta, o que significava que a campanha ainda precisava atingir outras 359,8 mil pessoas.

Calendário Nacional

Mesmo com o encerramento da campanha, os Postos de Saúde do município continuarão aplicando doses das vacinas, seguindo o Calendário Nacional de Vacinação, que recomenda que a proteção contra a pólio no primeiro ano de vida seja feita através de três doses, aplicadas aos dois, quatro e seis meses de idade. Já contra o sarampo, o calendário recomenda a aplicação da tríplice viral aos 12 meses.

Palavras chaves: Vacinação