° Minº Max

16/08/2021

RESENDE TEM NOVO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Esquema contempla segunda dose entre terça e sexta-feira, dias 17 e 20 de agosto, respectivamente

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende definiu o novo calendário para a aplicação da segunda dose contra a Covid-19, entre terça e sexta-feira, dias 17 e 20 de agosto, respectivamente. O novo cronograma de imunização atenderá a população nos postos de saúde. Em regra, quem possui cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) será vacinado nos postos de saúde, sem necessidade de agendamento prévio. Todos deverão apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS (quem tiver) e cartão de vacinação recebido na primeira dose.

Na terça-feira, dia 17 de agosto, entre 8h e 12h, as pessoas a partir de 33 anos, vacinadas com o imunizante Coronavac no dia 27 de julho, receberão a segunda dose. Estes moradores, que estão dentro da área de cobertura da ESF, deverão comparecer aos postos de referência. As unidades envolvidas nesta etapa são: Unidade de Saúde da Família (USF) Baixada da Olaria; USF Cabral/Alambari; USF Fazenda da Barra III; Morro do Cruzeiro/Castelo Branco; USF Centro; e USF Vicentina.

Na quarta-feira, dia 18 de agosto, das 8h ao meio-dia, a população geral acima de 31 anos, imunizada com Coronavac no dia 29 de julho, receberá a segunda dose da vacina. Estas pessoas, que moram dentro da área de cobertura da Estratégia Saúde da Família, deverão comparecer às unidades, onde tomaram a primeira dose.

Na quinta-feira, dia 19 de agosto, das 8h ao meio-dia, as pessoas a partir de 42 anos com comorbidades, vacinadas com AstraZeneca/Oxford no dia 27 de maio, ganharão a segunda dose da vacina. Este grupo, que reside dentro da área de cobertura da Estratégia Saúde da Família, deverá se dirigir até a unidade, onde tomou a primeira dose.

Na sexta-feira, dia 20 de agosto, das 8h ao meio-dia, as pessoas a partir de 44 anos com comorbidades, vacinadas com AstraZeneca/Oxford no dia 28 de maio, ganharão a segunda dose da vacina. Este grupo, que reside dentro da área de cobertura da Estratégia Saúde da Família, deverá se deslocar até a unidade, onde tomou a primeira dose.

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, reforçou que o município segue com o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, respeitando os critérios preconizados pelo Ministério da Saúde.

— O Plano Municipal de Vacinação continua e, até o dia 15 de agosto, 125.187 doses já haviam sido aplicadas em Resende, sendo 87.026 correspondentes à primeira dose e dose única. O município já ultrapassou a marca de 85% da população acima de 18 anos de idade vacinada com primeira dose ou dose única. Esta semana foi iniciada com a etapa de primeira dose para pessoas com mais de 21 anos, que estão dentro da área de cobertura dos postos. A vacinação aconteceu nesta segunda-feira, dia 16, entre 8h30 e meio-dia, nas unidades de saúde. Agora, temos o calendário oficial de imunização para a segunda dose desta semana. Estamos recebendo novas doses de imunizantes anticovid toda semana e, por isso, conseguimos ampliar a cobertura vacinal. Mais uma vez, volto a dizer que a pandemia não acabou e, mesmo após a vacinação, todos devem continuar respeitando os protocolos de segurança sanitária, tais como: uso de máscaras de proteção; higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%; e distanciamento social adequado – enfatiza.

O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, destacou que o cadastro no site institucional da Prefeitura de Resende (www.resende.rj.gov.br) está aberto para a população geral a partir de 18 anos, que reside fora da área de cobertura da ESF. “A resposta do cadastro com o agendamento para a imunização contra a Covid-19 deve ser aguardada, lembrando que a confirmação não ocorre de imediato em razão da relação de pessoas com a faixa etária existente e o número de doses da vacina disponibilizadas, gradualmente, pelo governo federal. As pessoas com menos de 18 anos de idade devem aguardar a abertura do cadastro para a faixa etária correspondente. Em regra, os moradores, que possuem cobertura da Estratégia Saúde da Família, não precisam se cadastrar. Este público deve esperar a divulgação da sua faixa etária para se dirigir ao posto de saúde”, lembra, acrescentando que o calendário de vacinação contra a Covid-19, divulgado toda semana, está sujeito a mudanças com a chegada de novas doses.

Palavras chaves: Calendário, Covid-19, Postos De Saúde, Vacinação