21/06/2011
Resende sediará Encontro Sobre Turismo
Prefeitura reafirma incremento do setor como uma das prioridades
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
A Prefeitura de Resende recebe, no próximo dia 28 de junho, o primeiro encontro do Projeto Rio Competitivo – Gestão & Planejamento de Destinos Turístico, do Ministério do Turismo e Instituto Marca Brasil, que contempla outros nove municípios do Estado.
Neste encontro, a cidade começará a receber a orientação técnica para melhorar a competitividade turística. O evento acontece a partir de 8 horas, e reunirá representantes ligados ao turismo, no edifício da CDL, em Campos Elísios.
De acordo com a diretora de Turismo de Resende, Dione Lyrio, o primeiro encontro, que contará na abertura com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM) e do secretário municipal de Turismo e Comércio, Reynaldo Raeli (foto), terá oito horas de duração. O evento marcará o inicio das atividades do Rio Competitivo na cidade, baseado no Índice de Competitividade desenvolvido pelo Ministério do Turismo, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Fundação Getúlio Vargas.
O encontro tem como objetivo capacitar os profissionais do turismo local para o planejamento, a gestão e a promoção turística, ampliando os conhecimentos sobre planejamento estratégico e marketing. “Durante este evento, também deverá ser escolhido o Grupo Gestor que irão contribuir para os trabalhos realizados pelo nosso Município”, comenta Dione.
O Projeto Rio Competitivo é mais uma ação estratégica que reforça o Programa Nacional de Regionalização do Turismo no Brasil. Neste primeiro encontro, está prevista análise da pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), e discussões de novos conceitos de gestão, competitividade e liderança. O desenvolvimento do projeto visa à construção do Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Turístico de Resende, de forma participativa.
Segundo a diretora de Turismo, o Rio Competitivo prioriza políticas que foquem as necessidades dos Municípios em atrair um número maior de turistas, destacando seus atrativos e serviços; a capacidade de contribuir para o desenvolvimento da região turística, onde estão inseridos, como já acontece com a marca Região da Agulhas Negras, reunindo Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis; e também a ampliação da qualidade e diversificação dos serviços turísticos na cidade.
AVISTAR – Resende participou, no mês passado, do 6º Encontro Brasileiro de Observadores de Aves (AVISTAR), realizado no Parque Vila-Lobos, em São Paulo, que reuniu representes de 17 estados brasileiros e de oito países, com a participação de aproximadamente 700 profissionais do turismo e quatro mil visitantes por dia.
No evento, o Município dividiu um stand com Itatiaia e o SEBRAE, onde apresentou aos profissionais do turismo materiais destacando o potencial turístico da cidade, e ainda, informações sobre o Clube de Observadores de Aves do Sul Fluminense (COASF).
Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO