27/11/2013
Resende sedia Festival Nacional de Capoeira
Evento reunirá capoeiristas de vários municípios do RJ, SP e MG
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
Os praticantes e apreciadores de capoeira não podem perder o Festival Nacional Capoeira Gerais que acontece neste final de semana em Resende. O evento é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Organização Não-Governamental Raízes. O festival conta ainda com o apoio do Hotel Montese Tower e da Viação São Miguel.
A abertura do festival será no Centro de Dança Resende, nesta sexta-feira, dia 29, a partir das 17 horas. O destaque deste dia de festival será a presença de Willian Douglas Guimarães, o Mestre Mão Branca, presidente fundador do Grupo Capoeira Gerais, de Belo Horizonte. Ele e outros mestres participarão de um bate-papo com alunos e público interessado em conhecer um pouco mais sobre a capoeira.
O Centro de Dança de Resende fica na Rua Henrique Sivori, 47, Bairro Campos Elíseos, antigo prédio da Cooperativa de Leite. Ainda na sexta, às 20 horas, haverá uma apresentação de roda de capoeira para o público no Resende Shopping.
A programação segue no sábado, dia 30, a partir das 9 horas, com o ciclo de palestras e roda de capoeira no Clube Campestre da Capelinha, no distrito de Capelinha. No domingo, 1º de dezembro, às 10 horas, todas as delegações se reunirão no Parque das Águas para uma grande roda de capoeira de encerramento do festival.
De acordo com a coordenadora da ONG Raízes de Resende e uma das organizadoras do festival, Jamile Whately, os três dias de evento devem reunir cerca de 200 capoeiristas de vários municípios. Durante o evento, haverá também a cerimônia de batizado e mudança de faixa de capoeiristas da filial de Resende do Grupo Capoeira Gerais. Ela destaca que a capoeira tem uma proposta de interação social
- Mais que uma confraternização, o festival será a oportunidade de divulgar a capoeira e sua história de inclusão social. Para quem pratica ou deseja começar na capoeira será a chance de ter contato com a experiência de mestres e praticantes de outras cidades e aprender novas técnicas desta arte - destacou Jamile.