Resende

° Minº Max

Selo prevenção do site

Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR)

18/06/2024

RESENDE SEDIA EVENTO DO ONU-HABITAT PARA CICLO DE REUNIÕES SOBRE OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

O encontro, que reuniu representantes de outras seis cidades, tem como objetivo buscar soluções criativas para desafios municipais e aprimorar as capacidades institucionais relacionadas à resiliência urbana e climática

RESENDE SEDIA EVENTO DO ONU-HABITAT PARA CICLO DE REUNIÕES SOBRE OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

Crédito: Divulgação

O município de Resende sediou na última semana o Desafio Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que consiste em um ciclo de visitas às regiões do estado do Rio de Janeiro, para engajar as cidades a compartilharem suas experiências e boas práticas no tema. O encontro, que aconteceu na Câmara Municipal, é uma parceria entre o ONU-Habitat Brasil e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade.

As cidades estão sendo escolhidas por região hidrográfica. Nas regiões maiores, como a do Médio Paraíba do Sul, Guandu e Baía de Guanabara, a estratégia foi de dois encontros para mobilizar o maior número de municípios possíveis. Após esta primeira rodada de encontros, os próximos acontecerão de maneira virtual com os municípios inscritos. 

Resende apresentou, por meio da Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar), as temáticas sobre Água Limpa e Saneamento; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Combate às Alterações Climáticas; e Vida Debaixo D’água. 

A Jornada do Desafio dos ODS conta com oficinas presenciais, distribuídas nas nove regiões hidrográficas do estado. Cada oficina é voltada para a divulgação das ações do projeto e conteúdos formativos sobre agendas e metodologias da ONU voltadas para a territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e resiliência urbana. 

Também estiveram representados os municípios de Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Porto Real, Quatis e Volta Redonda, por meio dos profissionais das administrações municipais e membros do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara. 

- As temáticas ambientais estão cada vez mais em pauta em todo o mundo. Por isso, precisamos acompanhar todos os desenvolvimentos tecnológicos em prol da sustentabilidade, para preparar o futuro para o que está por vir em relação às condições climáticas e urbanas. Dedicamos os nossos esforços para nos adequar ao futuro e melhorar as situações que vivemos atualmente - disse Wilson Moura, presidente da Amar. 
 

Palavras chaves: ONU-Habitat; Sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados