01/02/2013

Resende é sede do Curso de Formação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Participam 180 profissionais da educação de 24 municípios do Sul do Estado

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza na próxima segunda-feira, dia 04, às 19h, no Auditório do Instituto São José Salesiano, a abertura oficial do Curso de Formação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), voltado para orientadores de estudos do programa.

No evento, a palestra "As políticas contemporâneas para a formação docente e o ensino da leitura e da escrita: O Diálogo Escola Pública e a Universidade" será ministrada pela Coordenadora Estadual do PNAIC, Elizabeth Orofin. O encontro contará também com a presença do Prefeito de Resende, José Rechuan; da Secretária de Educação, Rosaly Azevedo, e de representantes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Participarão 180 professores e orientadores pedagógicos da educação de 24 municípios do Sul do Estado que aderiram ao PNAIC junto ao MEC (Ministério da Educação). Só de Resende serão 38 orientadores pedagógicos e professores.

O curso, oferecido pelo MEC, será ministrado por profissionais da UFRJ do dia 4 a 8 de fevereiro, no horário das 8 às 18 horas na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco). Além do curso presencial, a universidade fará o acompanhamento dos orientadores de estudos e seus professores alfabetizadores, durante o ano letivo de 2013. A cidade de Resende foi escolhida como um dos seis pólos que sediarão os cursos do programa no Estado do Rio de Janeiro.

Segundo a Secretária de Educação do Município, cada município que aderiu ao pacto enviou professores e orientadores pedagógicos alfabetizadores das turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental e de classes multisseriadas, para participar da formação, que é organizada pela UFRJ. Esses profissionais denominados orientadores de estudos terão a missão de multiplicar o conhecimento recebido com os demais profissionais de ensino dos seus municípios.

O Pacto tem por objetivo garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam plenamente alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental, em média, com oito anos de idade. A adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa inclui a distribuição de livros e materiais didáticos de alta qualidade para alunos e professores, além de jogos educativos e clássicos da literatura infantil.

- Para a cidade de Resende, é uma honra ser um dos pólos deste curso. Para a educação do município a adesão ao pacto representa um importante passo que vem a somar a um conjunto de ações e investimentos que a Prefeitura já vem realizando em prol da qualidade do ensino oferecido nas escolas da rede municipal, além da dedicação ao trabalho, por parte dos professores, que já resultou na melhora significativa do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em nossa cidade, em 2011, cujos números foram tão bons que superamos a meta estabelecida pelo MEC - disse Rosaly.

Participam do Curso de Formação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa no pólo de Resende representantes das seguintes cidades do Sul do Estado: Angra dos Reis, Resende, Itaguaí, Paraty, Mangaratiba, Seropédica, Barra do Piraí, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paraíba do Sul, Piraí, Rio Claro, Rio das Flores, Três Rios, Valença, Vassouras, Volta Redonda, Barra Mansa, Porto Real, Quatis e Itatiaia.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO