Superintendência de Transporte e Trânsito
17/07/2025
RESENDE SANCIONA LEI QUE PREVÊ GRATUIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO PARA ALUNOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR
Beneficiados serão estudantes do IFRJ, FAETEC, UERJ e instituições do Sistema S (como SENAI, SENAC, SESI, SESC), que se enquadrem nos critérios
Crédito: Divulgação PMR
Uma nova lei sancionada em Resende na última terça-feira (15) vai garantir que alunos de instituições públicas de ensino técnico e superior tenham direito à gratuidade no transporte público para fazer o deslocamento até a instituição. A assinatura do prefeito Tande Vieira foi realizada na presença de autoridades municipais, no gabinete do prefeito.
A novidade com as empresas de transporte público vai contar com o subsídio da Prefeitura. A lei vai garantir até 10 viagens por semana, por estudante, com cartão eletrônico personalizado, alinhado ao calendário escolar.
- A gente sabe que muitos jovens enfrentam desafios enormes para continuar estudando e construindo seus caminhos. É por isso que esse investimento que estamos fazendo tem um valor imenso. Ele aumenta as chances desses estudantes permanecerem na escola, concluírem seus cursos e já saírem preparados para o mercado de trabalho. Mais do que isso: acredito que esse projeto pode inspirar outras cidades a fazerem o mesmo. Quando uma cidade avança, ela puxa outras junto com ela. E Resende está mostrando que é possível, sim, acreditar na juventude. Parabéns para o vereador Zé Antônio, presidente da Câmara, Sandro Ritton, vice-prefeito Davi e todos os envolvidos nessa luta. Vamos em frente – disse o prefeito Tande Vieira.
Dentre as instituições de ensino que se enquadram nos moldes previstos pela lei, estão estudantes do IFRJ, FAETEC, UERJ e instituições do Sistema S (como SENAI, SENAC, SESI, SESC), de Resende. Os alunos precisam atender critérios socioeconômicos, como a renda familiar ser de até dois salários-mínimos por pessoa, e ter frequência superior a 75%, entre outros. Para os estudantes do ‘Sistema S’, é necessário que o aluno tenha bolsa integral.
Palavras chaves: Passagem Transporte Público Gratuidade Estudantes