Resende

20° Min32º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

22/03/2024

RESENDE REALIZA PRIMEIRA CIRURGIA DE RESSECÇÃO PULMONAR POR VIDEOTORACOSCOPIA PELO SUS 

Procedimento, que consiste na retirada de parte do pulmão, será feito no Hospital Municipal de Emergência, durante simpósio de cirurgia torácica 

RESENDE REALIZA PRIMEIRA CIRURGIA DE RESSECÇÃO PULMONAR POR VIDEOTORACOSCOPIA PELO SUS 

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende realiza neste fim de semana a primeira lobectomia pulmonar oncológica por videotoracoscopia pelo Sistema Único de Saúde no município. O procedimento consiste na remoção de parte do pulmão, que será feito em um paciente acompanhado pelo SUS do município. A cirurgia será realizada neste sábado, dia 23, no Hospital Municipal de Emergência, e será transmitida ao vivo para o simpósio “SBCT Vai Até Você: Vale do Paraíba com Elas”. O simpósio, que também acontece em Resende, é uma parceria entre a Prefeitura e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. 

O simpósio acontecerá em dois lugares simultaneamente, sendo no Hotel River Park, no bairro Campos Elíseos, para a parte teórica, e no HME para a realização da cirurgia. Participarão do evento médicos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Pernambuco, com o objetivo de divulgar conceitos modernos de oncologia torácica no interior. 

O Hospital Municipal de Emergência foi escolhido pela capacidade técnica de seus profissionais e pela tecnologia e qualidade dos equipamentos necessários para realizar a cirurgia torácica, que será acompanhada ao vivo pela internet por médicos de todo o Brasil. A cirurgia contará com a participação de aproximadamente 15 profissionais, incluindo uma cirurgiã de Resende, outra de São Paulo e o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, que virá de Fortaleza, além de anestesistas, técnicos e enfermeiros. 

- Ficamos muito felizes pela escolha do Hospital Municipal de Emergência para a realização da cirurgia, que será acompanhada por médicos de todo o Brasil durante o simpósio. Isso mostra a excelência da estrutura do SUS na unidade, que tem capacidade para realizar um procedimento tão complexo, com total qualidade e suporte técnico necessários. Essa é mais uma prova que investir em saúde vale a pena - disse o secretário de Saúde, Jayme Neto. 

A abertura do evento está marcada para acontecer na sexta-feira, dia 22, com um ciclo de palestras, rodas de conversa e discussões interativas, falando sobre a mulher cirurgiã torácica e quais os desafios da carreira e dos serviços de oncologia torácica no interior. 

Para a programação completa do simpósio, acesse https://sbctvaiatevoce.4edu.com.br/
 

Palavras chaves: Primeira Cirurgia; Ressecção Pulmonar;
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados