Resende

21° Min29º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Assistência Social e Direitos Humanos

01/12/2023

RESENDE PROMOVE CAMPANHA “NÃO DÊ ESMOLAS, DÊ OPORTUNIDADE” NESTE DOMINGO, NA FEIRA LIVRE

Campanha leva orientações sobre o que fazer para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade

RESENDE PROMOVE CAMPANHA “NÃO DÊ ESMOLAS, DÊ OPORTUNIDADE” NESTE DOMINGO, NA FEIRA LIVRE

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, vai realizar neste domingo, dia 3, mais uma ação da campanha “Não dê esmolas, dê oportunidade!”. Esta edição da campanha será durante a Feira Livre de Resende, no bairro Jardim Jalisco. 

Esta ação acontece periodicamente e visa orientar a população quanto ao ato gentil e solidário que dá a sensação de ajuda ao próximo, mas que é meramente assistencialista, não promovendo a autonomia do cidadão. 

Para não estimular as condições de vulnerabilidade do público em situação de rua e ajudar a reintegrar essas pessoas à sociedade, a Assistência Social e Direitos Humanos oferece serviços para atendê-los como o serviço especializado em abordagem social, o Centro POP e o abrigo. 

- Acreditamos na eficiência dos equipamentos públicos que são utilizados para colocar em prática o nosso compromisso com a população em situação de vulnerabilidade. Fazemos estudos, mapeamentos, levantamento de dados e as abordagens que são de suma importância para aprimorar as políticas públicas para esse público. A campanha é uma forma de conscientizarmos a população em geral a nos ajudar a acolher essas pessoas, levando até elas a informação essencial para o nosso trabalho. Nosso objetivo é devolver a dignidade a essas pessoas – disse a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo. 

Conheça os serviços oferecidos em Resende: 
O serviço especializado em abordagem social, que funciona no bairro Paraíso, realiza busca ativa para identificar pessoas que estão em situação de rua e não acessam os equipamentos sociais, além de fazer abordagens em campanhas para sensibilizar no ato da esmola, situação de trabalho infantil, de rua e/ou pessoas que usam o espaço da rua como meio de moradia e sobrevivência, utilizando drogas e comercializando produtos. O objetivo é acompanhar essas pessoas gradativamente e criar vínculos para encaminhá-las para os serviços necessários. 

O segundo serviço é o Centro POP, que funciona como centro-dia, oferecendo refeições (café da manhã, almoço e lanche da tarde); higiene pessoal, como banho quente, por exemplo; guarda de pertences e atendimento técnico especializado com assistente social e psicóloga. O Centro POP também apoia as pessoas em situação de rua que ainda não têm perfil para estar no abrigo a se organizar, seja para ir para o abrigo ou alugar uma casa. Além disso, realiza atividades durante o dia e faz abordagem à noite para verificar as pessoas em situação de rua, identificando possíveis casos. 

O terceiro serviço é o abrigo, que oferece todos os serviços do Centro POP, tendo ainda o serviço de pernoite com alguns moradores e outros que utilizam apenas para dormir. O abrigo, que funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados, oferece café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. 

Confira os contatos e locais de atendimento ao munícipe: 
Creas 

Rua Coronel Alfredo Sodré, n° 200 - Vila Santa Cecília 
Telefones: (24) 3360-9775 / 3360-9516 / 99968-3796 

Centro POP 
Rua do Rosário, nº 230, Lavapés 
Telefone: (24) 3360-9739 

SEAS 
Rua Coronel Abílio Godoy, n° 127, 2° andar, Paraíso 
Telefone: (24) 3360-9939 / 99959-9916 

Abrigo de Acolhimento Institucional 
Rua Pedro Braile Neto, nº 137, Centro 
Telefone: (24) 3381-8672
 

Palavras chaves: Não Dê Esmolas; Dê Oportunidade
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados