05/02/2013
Resende passa a contar com serviço constante de recolhimento de armas de fogo
Campanhas de desarmamento recolheram 48 armas em quatro edições
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
Com a quarta edição da Campanha Itinerante de Desarmamento "Viva sem Armas", realizada no último sábado, dia 2, no Calçadão de Campos Elíseos, pela Prefeitura de Resende, por meio da Superintendência de Ordem Pública do Município, foram recolhidas no total 48 armas ao longo das quatro edições. A ação foi promovida em parceria com o Ministério da Justiça e as polícias Civil e Militar. A novidade a partir desta edição é que a Superintendência passou agora a oferecer o serviço de recolhimento constante de armas de fogo.
Os voluntários que desejarem entregar armas ou munições podem solicitar o agendamento do recolhimento em domicílio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, através do telefone da Superintendência, 3381-3504.
- O objetivo do recolhimento em domicílio é facilitar a entrega dessas armas pelos proprietários. Um veículo é enviado ao local para coletar a arma ou a munição, e o voluntário não precisa se preocupar, pois tudo é feito com discrição - explica o superintendente de Ordem Pública, José Antônio dos Santos, o Ed Murphy, lembrando ainda que quem participa é indenizado em valores entre R$ 150 e R$ 450.
As duas primeiras edições das Campanhas de Desarmamento ocorreram entre novembro e dezembro de 2011, uma durante a edição do Programa Resende Saudável, no bairro Surubi Velho, e a outra no Parque das Águas, no evento Ação Global. Em fevereiro de 2012, a Prefeitura de Resende promoveu a terceira edição da campanha, desta vez no Calçadão de Campos Elíseos. A mais recente, realizada no mesmo local, no último sábado, resultou em seis armas recolhidas.
Palavras chaves: DESARMAMENTO