Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR)
27/05/2025
RESENDE PARTICIPA DE EVENTO PELO DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE NO RIO DE JANEIRO
Projeto promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) presenteou Resende com equipamento fotográfico para captar animais selvagens
Crédito: Divulgação PMR
A Prefeitura Municipal de Resende, por meio da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), participou, na última quinta-feira, 22 de maio, das comemorações pelo Dia Internacional da Biodiversidade, realizadas no Museu do Amanhã, no centro do Rio de Janeiro.
A programação contou com diversas atividades ao longo do dia, incluindo a apresentação de Projetos Estratégicos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), além da divulgação de importantes iniciativas voltadas à conservação da biodiversidade no Estado do Rio de Janeiro.
Durante o evento, a Prefeitura de Resende, por meio da AMAR, foi contemplada com a doação de cinco câmeras trap, dez cartões de memória e uma placa de sinalização. O equipamento geralmente é usado para captar imagens de animais selvagens. Além disso, o município ganhou exemplares do “Atlas das Unidades de Conservação Municipais do Estado do Rio de Janeiro” e o “Conhecendo a Flora Endêmica e Ameaçada de Extinção do Estado do Rio de Janeiro” no âmbito do Programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais (ProUC), vinculado ao Projeto Fauna Ameaçada.
Esses equipamentos e materiais serão fundamentais para o conhecimento, levantamento e monitoramento da fauna silvestre nas Unidades de Conservação de Resende, integrando ações estratégicas do Plano de Ação Estadual para a Biodiversidade do Estado do Rio de Janeiro.
- O encontro faz um retrato atual dos municípios do nosso estado, abordando Aspectos geoambientais, a biodiversidade local e a diversidade socioambiental. O evento também teve como foco o fortalecimento da proteção da fauna endêmica e ameaçada no Estado, reforçando o compromisso com a conservação e o desenvolvimento sustentável - explicou a presidente da AMAR, Thamires Strojnowski.
Palavras chaves: Amar Biodiversidade