Obras e Serviços Públicos

25/11/2021

RESENDE INICIA OBRAS DE DRENAGEM PARA SOLUCIONAR ALAGAMENTOS NA REGIÃO DO GRANDE MANEJO

Intervenções envolvem trecho da Avenida Tenente-Coronel Adalberto Mendes (perto da Policlínica Manejo), Rua Doutor Arthur Locher e Rua Araribóia

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, iniciou as obras de drenagem para solucionar a ocorrência de alagamentos em períodos de chuva na Região do Grande Manejo. As intervenções começaram esta semana, envolvendo as três principais vias que desencadeavam transtornos na altura da Policlínica Manejo, no bairro Vila Julieta. As obras abrangem o trecho da Avenida Tenente-Coronel Adalberto Mendes, na altura da Policlínica Manejo, a Rua Doutor Arthur Locher, no bairro Liberdade, e a Rua Araribóia, também na Liberdade.

A intervenção é executada por uma empresa especializada licitada e deverá ser concluída no primeiro semestre de 2022. Neste momento, a equipe de obras concentra os trabalhos na Rua Araribóia, que receberá nova rede de drenagem e recomposição asfáltica. Depois, os serviços seguem para a Rua Doutor Arthur Locher, que incluem nova rede de drenagem e recomposição asfáltica. Posteriormente, a Avenida Tenente-Coronel Adalberto Mendes, na altura da Policlínica Manejo, será contemplada com o novo sistema de drenagem, recomposição asfáltica e calçamento.

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, destacou que as obras atendem a uma reivindicação de mais de 30 anos dos moradores da localidade, além de beneficiar toda a cidade por ser considerada uma importante via de acesso.

— Esta intervenção vai solucionar os constantes alagamentos em dias chuvosos na região, que afetam não somente a população local há mais de 30 anos como também todo o fluxo viário do município, já que a via representa um importante acesso para diversos bairros. O sistema de drenagem existente, considerado insuficiente para a atual demanda, será substituído por uma nova rede de águas pluviais com maior capacidade e mais eficiente. Vale destacar que a obra trará melhorias para a mobilidade urbana, agregando mais fluidez ao trânsito e evitando transtornos e prejuízos, além de segurança aos moradores da região – explica.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Thomas Elson Landim Pereira, deu mais detalhes sobre a nova rede de drenagem projetada na área em questão. “As ruas envolvidas nesta obra são asfaltadas e, por isso, ao final da construção da nova rede de águas pluviais, receberão o mesmo tipo de pavimentação. A rede a ser trocada está subdimensionada, ou seja, inferior às necessidades para o escoamento adequado das águas da chuva. Serão investidos 270 metros de manilhamento com um metro de diâmetro, 308 metros com manilhas de 1,2 metro de diâmetro e 265 toneladas para a recomposição asfáltica. É importante ressaltar que o novo calçamento nas imediações da Policlínica Manejo garantirá acessibilidade às pessoas com deficiência”, reforça.

Palavras chaves: Obras De Drenagem, Alagamentos, Região Do Grande Manejo, Rua Araribóia, Rua Arthur Locher, Rua Coronel Mendes, Policlínica Manejo