Superintendência Municipal de Tecnologia da informação

06/03/2024

RESENDE INICIA IMPLEMENTAÇÃO DE REDE DE TELEFONIA DIGITAL E REDUZ GASTOS TELEFÔNICOS EM MAIS DE R$67 mil ANUAIS AOS COFRES PÚBLICOS

Portabilidade, que iniciou nesta terça-feira no Hospital de Emergência, vai oferecer mais segurança, modernidade e confiabilidade aos atendimentos municipais

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende deu início a uma importante etapa de modernização dos serviços municipais com a implementação da rede de telefonia digital. O processo teve início nesta terça-feira, dia 05, no Hospital Municipal de Emergência, que hospeda aproximadamente 40 ramais. Uma vez concluído, o sistema de linhas telefônicas digitais abrangerá toda a rede pública municipal, resultando em uma significativa redução estimada em R$67.036,80 por ano aos cofres públicos.

Diante de problemas enfrentados com a empresa prestadora de serviços e desafios com uma infraestrutura analógica obsoleta, a gestão municipal licitou uma nova empresa para oferecer serviços modernizados e eficientes, capaz de suprir as demandas da cidade. Os serviços públicos contam, atualmente, com 480 linhas telefônicas para atender às unidades públicas, sendo todas as secretarias, áreas da saúde e prédios públicos no pátio da administração.

Optando pelo modelo digital, a Prefeitura implementou a telefonia em nuvem, com linhas que possibilitem ligações ilimitadas de curta e longa distância entre os ramais sem custo adicional. O projeto inclui a instalação de ramais e linhas 100% digitais, oferecendo segurança de criptografia, dados e sobrevivência, na qual a Prefeitura depende somente da estrutura de conectividade interna para funcionar. Essa tecnologia proporciona um gerenciamento mais eficiente da estrutura de telefonia, que é a mesma utilizada para internet.

Além de toda a modernidade e qualidade, visando aumentar a mobilidade, também serão instalados aparelhos sem cabos para os departamentos que necessitam de mais agilidade na comunicação.

- A modernização do sistema de telefonia da Prefeitura de Resende proporciona não somente uma comunicação mais eficiente com a população, como também representa um passo significativo em direção à modernização e eficiência dos serviços municipais. Com esta implementação, conseguimos reduzir os gastos mensais aos cofres públicos e ainda vamos ofertar um atendimento com mais qualidade - Márcio de Souza Silvestre, superintendente Municipal de Tecnologia da Informação.

A implementação do telefone digital faz parte do projeto “Resende Inteligente”, desenvolvido pela Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação, com o objetivo de modernizar a cidade de Resende, promovendo acesso democrático às novas tecnologias. Dentre os projetos, estão a instalação de 20km de fibra óptica, conectando 65 espaços públicos; criação de Central de Serviços de TI; Datacenter virtualizado; provedor de internet pública; Fábrica de Software; Wi-Fi corporativo; controle de frotas por GPS; sistema único de administração financeira; gestão de cemitério; controle de vagas em creches; ambientes virtuais de aprendizagem; plataforma educacional; Wi-Fi em hospitais e informatização de unidades de saúde.

- Sabemos que o mundo caminha por uma rota cada vez mais tecnológica. Por isso, precisamos acompanhar os desenvolvimentos em tecnologia para que as nossas demandas também sejam atendidas, visando otimizar o trabalho do servidor e melhorar cada vez mais o atendimento à população. Melhor ainda quando conseguimos unir tudo isso e ainda reduzir os custos aos cofres públicos. A redução de mais de 67 mil reais com este novo investimento mostra o quanto estamos empenhados em melhorias em diferentes setores da atual gestão - finalizou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Palavras chaves: Rede De Telefonia Digital; Redução De Gastos