Assistência Social e Direitos Humanos

Catadores da coleta seletiva de Resende poderão receber Vale Alimentação

Resende é incluída no Programa Lixão Zero do Governo do Estado

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Durante a cerimônia da entrega de novos equipamentos para o programa da coleta seletiva de Resende, que é desenvolvido por meio de uma parceria da Prefeitura com a Associação de Catadores Recicla Resende, o prefeito José Rechuan (DEM) anunciou mais investimentos para o projeto. A entrega dos novos equipamentos ocorreu esta semana no galpão da coleta, ao lado do Parque de Exposições. Uma das medidas divulgadas pelo prefeito foi a realização de um estudo visando incluir os catadores de lixo na concessão do Vale Alimentação distribuído mensalmente aos servidores municipais. Este vale garante aos servidores a compra de gêneros alimentícios e produtos de limpeza no valor de até R$ 59,00 em estabelecimentos previamente credenciados pelo Município. O prefeito informou também que nos próximos meses a administração municipal iniciará a construção de novos banheiros e vestiários no galpão utilizado pelo programa. Recentemente, a Prefeitura realizou a reforma geral do galpão depois que o espaço foi destruído por um incêndio. A execução do trabalho ocorreu por meio de uma parceria da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende) com a Siderurgia Votorantim. Rechuan enfatizou que as melhorias realizadas a favor do programa da coleta seletiva, incluindo a reforma das instalações físicas e a entrega de novos equipamentos, estão inseridas na proposta da administração municipal em estimular o desenvolvimento sustentável como forma de preservar o meio ambiente e gerar renda às famílias integrantes do projeto. - Não podemos deixar de destacar a parceria com a Siderúrgica Votorantim para a construção do novo galpão e o processo de legalização da Associação dos Catadores coordenado pela Prefeitura. Através deste processo, a entidade passou a ter registro em cartório, permitindo a busca de parcerias com empresas privadas e a vinda de mais investimentos - disse. Na mesma cerimônia, o presidente da AMAR (Agência de Meio Ambiente do Município de Resende), Paulo José Fontanezi (foto), anunciou a doação para a coleta seletiva de dois computadores. A doação foi feita pela empresa Clariant S/A. Os equipamentos terão como objetivo informatizar todo o trabalho da associação, inclusive o controle dos materiais coletados. Fontanezzi anunciou ainda a inclusão de Resende no Lixão Zero, programa ambiental do estado do Rio de Janeiro, que tem como metas erradicar todos os lixões do estado e a implementação de novos aterros sanitários. Segundo ele, a Prefeitura de Resende já enviou ao Governo do Estado dois projetos voltados à realização de melhorias no aterro sanitário de Bulhões e a criação de um novo aterro. - Atualmente, em Resende 26 por cento da população do Município participa da coleta seletiva domiciliar. Este trabalho desenvolvido em nossa cidade foi reconhecido pela Secretaria estadual de Meio Ambiente. Com a chegada do Lixão Zero a Resende, a tendência é que a quantidade do lixo urbano do Município diminua com o passar dos anos, tornando realidade outros resultados positivos dos investimentos que a administração do prefeito José Rechuan vem realizando no setor – disse Rechuan. A solenidade desta semana no galpão da coleta seletiva contou também com as presenças de Verônica Horner Hor e Rose Fernandes, que representaram, respectivamente, a ABIPLA (Associação Brasileira de Produtos de Limpeza e Afins) e a ABHIPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos); dos diretores Lúcia Colaço (INEA – Instituto Estado do Ambiente) e Jaques Fernandes (UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro); do vereador Joaquim Romério (PMDB) e da presidente da Associação de Catadores Recicla Resende, Edna Canuto. Durante a cerimônia, foram entregues os seguintes equipamentos para o programa da coleta seletiva em Resende: duas prensas, uma esteira mecanizada de triagem, uma balança, uma fragmentadora de papel, dois carrinhos de transporte de fardos, duas paleteiras e um elevador.
Palavras chaves: MEIO AMBIENTE