31/01/2022

RESENDE DIVULGA NOVO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Nos dias 1º, 2 e 3 de fevereiro acontecerão diferentes etapas da vacinação em algumas unidades de saúde

RESENDE DIVULGA NOVO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Crédito: Douglas Pacheco

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o calendário da campanha de vacinação contra Covid-19 para esta semana. Nos dias 1º, 2 e 3 de fevereiro estão programadas diferentes etapas, incluindo o público infantil, em algumas unidades de saúde.

Nesta terça-feira, dia 1º, acontecerá a primeira ação da semana com vacinação das 9h às 12h, nos postos de saúde e Centro Municipal de Imunização. Resende prepara uma repescagem de primeira dose para população a partir de 12 anos. Este público precisa apresentar identidade com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (se tiver). Menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável. Haverá ainda aplicação de segunda dose da Pfizer para moradores a partir de 12 anos, vacinados com a primeira dose do mesmo imunizante até 11/01. Para a segunda dose, além dos documentos de identificação é necessário o cartão de vacinação recebido na primeira dose.

Também neste dia 1º, nos mesmos locais e horário, serão aplicadas as doses de reforço para os munícipes a partir de 18 anos, vacinados com as duas doses até 1/10. E imunossuprimidos graves, com mais de 18 anos, vacinados com três doses até 1/10 poderão receber a quarta dose nos postos de saúde e Centro Municipal de Imunização. Para a dose de reforço são necessários: identidade com foto, CPF, comprovante de residência e cartão de vacinação com registro das duas doses. Já para a quarta dose ainda é necessária apresentação de laudo médico que comprove alto grau de imunossupressão, que ficará retido.

Já na próxima quarta-feira, dia 2, acontecerão etapas de imunização da Pfizer, nos postos de saúde e Centro Municipal de Imunização, das 9h às 12h. As equipes realizarão repescagem de primeira dose para pessoas a partir de 12 anos, que ainda não se vacinaram; aplicações de segunda dose da vacina Pfizer para munícipes a partir de 12 anos, vacinados com primeira até 12/01; doses de reforço para maiores de 18 anos, vacinados com duas doses até 02/10; e quarta dose para imunossuprimidos graves, a partir de 18 anos, vacinados com três doses até 02/10.

Resende também dará continuidade com a vacinação do público infantil nesta próxima quinta-feira, dia 3, nos postos de saúde e Centro Municipal de Imunização, das 9h às 12h. Os profissionais aplicarão a primeira dose da Pfizer pediátrica para as crianças de 5 a 11 anos. Os pais ou responsáveis precisam acompanhar as crianças para a vacinação e estarem com os seguintes documentos em mãos: cartão do SUS (se tiver), cartão de vacinação e CPF da criança e comprovante de residência do responsável. Em caso de ausência dos pais, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito, que poderá ser encontrado nas unidades de saúde.

O secretário de Saúde, Tande Vieira destaca que o imunizante autorizado pela Anvisa para aplicação em crianças de 5 a 11 anos é a Pfizer pediátrica, que tem a tampa e o rótulo de cor laranja, diferente da vacina dos adultos. O intervalo entre as doses é de, no mínimo, oito semanas.

-Preparamos mais uma semana da campanha de vacinação contra Covid-19. É muito importante que todos que estão atrasados com a segunda dose ou que já estão aptos a receber a dose de reforço, procurem as unidades de saúde nestes dias para completar o esquema vacinal. Além disso, reforçamos que os pais e responsáveis levem suas crianças de 5 a 11 anos para se vacinarem. A vacina foi autorizada pela Anvisa e é segura. É bom relembrar que as crianças precisam ter um intervalo de 15 dias com outras vacinas para receber a dose contra Covid-19. E as crianças que estiverem infectadas com a Covid-19, mesmo que assintomáticas, precisam aguardar 28 dias para receber a primeira dose - comentou Tande Vieira.

Também nesta próxima quinta-feira, dia 3, mas no horário das 13h30 às 16h, haverá aplicação da vacina Janssen, no Centro Municipal de Imunização. Pessoas a partir de 18 anos, vacinadas com a primeira dose da Janssen até 03/12, receberão a segunda dose do mesmo imunizante.

Vacinação também no Serviço de Pronto Atendimento Paraíso

A gestão municipal também realizará nos dias 1º e 3, ações de repescagem de vacinação, no Serviço de Pronto Atendimento Paraíso, das 9h às 18h. Serão aplicadas primeiras doses da vacina para pessoas a partir de 12 anos; segundas doses da Pfizer para pessoas a partir de 12 anos; segundas doses da AstraZeneca ou Coronavac para maiores de 18 anos, que perderam a data da segunda; doses de reforço para munícipes a partir de 18 anos, vacinados com segunda dose até 01/10; e quarta dose para imunossuprimidos graves, maiores de 18 anos, vacinados com três doses até 01/10.

Para todas estas etapas da vacinação são necessários os documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. Enquanto que para a dose de reforço é preciso apresentar o cartão de vacinação com registro das duas doses e os imunossuprimidos precisam apresentar laudo médico que comprove alto grau de imunossupressão, que ficará retido na unidade.

Palavras chaves: Vacinação; Calendário