22/09/2021

RESENDE ATINGE MARCA DE 65% DA POPULAÇÃO ACIMA DE 18 ANOS VACINADA COM SEGUNDA DOSE E DOSE ÚNICA CONTRA COVID-19

Crédito: Carina Rocha

O município de Resende alcançou a marca de 65% da população acima de 18 anos de idade vacinada com segunda dose e dose única contra o novo coronavírus (Covid-19). Até esta terça-feira, dia 21 de setembro, 62.747 pessoas já haviam completado o esquema vacinal com as duas doses e 3.020 tomando a dose única do imunizante da Janssen. A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, conforme a chegada de novas doses, acompanhando as orientações do Ministério da Saúde.

O levantamento estatístico sobre a vacinação contra a Covid-19 é baseado em uma estimativa populacional divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com 101.116 habitantes acima de 18 anos. Do total deste público com mais de 18 anos, o balanço ainda aponta que 98,8% já receberam a primeira dose e a dose única, totalizando 99.953 pessoas vacinadas.

Vale ressaltar que o número de menores de idade vacinados com a primeira dose chega a 3.912. De acordo com o IBGE, isso representa 32,5% da população total de menores (12.042 habitantes).

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, destacou que a vacinação contra a Covid-19 vem avançando cada vez mais no município, lembrando que todos os protocolos de segurança sanitária devem continuar mesmo após a imunização.

— Tomar a vacina contra a Covid-19 é uma importante decisão em tempos de pandemia, visto que gera mais proteção ao organismo do indivíduo diante do cenário de alto contágio de um vírus considerado letal. Se cada pessoa fizer a sua parte, a propagação do vírus reduz, o número de internações devido às complicações cai, os óbitos diminuem e conseguimos vencer a luta contra o novo coronavírus. Todos nós ganhamos com a população vacinada. A campanha vem sendo ampliada com a chegada de novas doses, distribuídas pelo Ministério da Saúde. Já aplicamos a dose de reforço em 563 idosos acima de 70 anos de idade e imunossuprimidos graves vacinados há mais de seis meses. Este ciclo da dose de reforço começou com os idosos residentes do Asilo Nicolino Gulhot e os pacientes da Residência Terapêutica. Estamos estendendo a vacinação para adolescentes também e, neste momento, são 3.912 contemplados nesta campanha. Começamos a vacinar contra a Covid no dia 19 de janeiro deste ano e, até esta terça-feira, 21 de setembro, são 62.747 pessoas com o esquema vacinal completo com as duas doses, além de 3.020 imunizados com a dose única da Janssen. Vale reforçar que a segunda dose da vacina é extremamente importante para garantir a proteção eficaz e total contra este vírus. Portanto, quem já tomou a primeira dose da vacina anticovid deve ficar atento para não perder a data da segunda aplicação, registrada no cartão de vacinação. Volto a repetir que a pandemia não acabou e, mesmo após a vacinação, todos devem continuar respeitando os protocolos de segurança sanitária, tais como: uso de máscaras de proteção; higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%; e distanciamento social adequado – frisa.

O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, lembrou que, no total, já foram aplicadas 167.175 doses em toda a população (maior e menor de 18 anos). “Vamos continuar empenhados para que todos sejam vacinados. O Plano Municipal de Vacinação está sendo executado de forma responsável e rápida. A partir da chegada de novas doses e seguindo recomendações do governo federal, buscamos escoar as vacinas para garantir a proteção da nossa população, seja por etapas planejadas nas unidades de saúde ou pelo sistema drive-thru na Área de Exposições. As equipes da Saúde estão na linha de frente, unindo esforços com voluntários de outras secretarias, visando dar agilidade ao processo de imunização. As pessoas devem ficar atentas às informações divulgadas sobre as novas etapas da vacinação contra a Covid-19 no site institucional da Prefeitura (www.resende.rj.gov.br) e nos nossos canais oficiais no Instagram e no Facebook – explica o secretário.

Palavras chaves: 65%, Covid-19, Vacinação, Doses Aplicadas