Assistência Social e Direitos Humanos

20/05/2011

Rechuan se reúne com ministro Luiz Sérgio e agradece aprovação de verba para tomógrafo

Equipamento será instalado no Hospital de Emergência

Crédito: Divulgação - Presidência da República

Em audiência realizada esta semana, no Palácio do Planalto, em Brasília, o prefeito José Rechuan (DEM) agradeceu ao ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Luiz Sérgio (foto), a liberação de recursos da ordem de R$ 800 mil destinados à compra de um tomógrafo para a rede de saúde pública em Resende.

O equipamento será instalado no Hospital Municipal de Emergência, agilizando com isso o serviço aos pacientes atendidos nas unidades do Município.

Atualmente, a Prefeitura não dispõe deste aparelho, motivo pelo qual os exames encaminhados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) são feitos em instituições privadas contratadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

No entendimento de Rechuan, a liberação da verba para a compra do tomógrafo “demonstra o comprometimento da administração municipal e do Governo Federal em trabalharem juntos por obras e serviços que melhorem ainda mais as condições de vida da população de Resende”.

Na audiência com o ministro Luiz Sérgio, o prefeito frisou a importância que a aquisição do tomógrafo representará para o sistema público de atendimento médico no Município.

A verba já está garantida no orçamento da União, e em breve terão início os procedimentos administrativos necessários à compra do aparelho. A Secretaria Municipal de Saúde acredita que no máximo até o próximo ano o equipamento já esteja funcionando em Resende.

- Tenho acompanhado o trabalho do ministro Luiz Sérgio na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Devo reconhecer publicamente a atenção especial que o ministro vem prestando aos municípios, independente de posicionamentos partidários ou políticos. A escolha do ministro Luiz Sérgio pela presidente Dilma Rousseff representou uma conquista importante para as cidades do Estado do Rio de Janeiro, incluindo, obviamente, os municípios da região Sul Fluminense, na qual Resende está localizada – disse Rechuan.

O prefeito destacou ainda que o trabalho de mãos dadas entre a Prefeitura de Resende e o Governo Federal vai garantir em breve a conclusão das obras dos ginásios poliesportivos da Baixada da Olaria e do Surubi, cuja construção encontra-se em andamento.

A liberação de recursos federais possibilitou também a realização destas duas obras.

Dentro ainda da área do esporte e do lazer, a Prefeitura iniciou recentemente a reforma da quadra do Morro do Cruzeiro, que está sendo executada com recursos federais, neste caso por meio do Ministério dos Esportes.

Outras quadras também serão reformadas com verbas da União este ano, entre elas as que se localizam nos bairros Toyota e Itapuca.

Na Cidade Alegria, a parceria da Prefeitura com o Governo Federal está garantindo a construção de um terceiro ginásio poliesportivo, este situado ás margens da Avenida Perimentral Norte.

- Durante a audiência com ministro Luiz Sérgio, frisamos o quanto o tomógrafo vai ser importante para a cidade. É fundamental ressaltar ainda que o apoio do Governo Federal ao município de Resende tem proporcionado outras conquistas de grande alcance social na área de saúde para o nosso povo, que ganhará em breve novas unidades do Saúde da Família visando ampliar ainda mais o número de moradores atendidos por este programa – concluiu o prefeito de Resende.

Palavras chaves: SAÚDE