Resende

14° Min29º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

22/11/2013

Quase mil mudas de árvores foram plantadas pela Prefeitura neste ano

AMAR apresenta balanço de arborização e plantio em 2013

Quase mil mudas de árvores foram plantadas pela Prefeitura neste ano

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

  A Prefeitura, por meio da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), realizou de janeiro a novembro de 2013 o plantio de 977 mudas de árvores na cidade. Segundo o presidente da agência, Wilson Moura, 90% das mudas utilizadas no plantio são de espécies nativas da Mata Atlântica e 10% são espécies exóticas, que são utilizadas para plantio em áreas urbanas da cidade devido ao pequeno porte e sua facilidade de adaptação a este meio. Entre algumas das espécies plantadas estão Oiti, Ipês Amarelo, Rosa e Branco, Quaresmeira, Suinã, Ingá, Aroeira-Pimenteira, Pau-Ferro e Pau-Brasil.

   De acordo com o presidente da agência, a AMAR planejou suas ações de plantio para este ano combinando esforços em três áreas: plantios que acompanham o processo de adequação viária e mobilidade urbana pelo qual a cidade está passando; cumprimento dos termos de ajuste de conduta (TAC's) referentes aos novos licenciamentos e sua efetiva aplicação nas áreas de APP (Áreas de Preservação Permanente); e processos de corte e poda.

   O presidente da AMAR frisa que é importante trabalhar em total sintonia com a realidade pela qual a cidade está passando.

   - A chegada de novas empresas e seus impactos tem que se transformar em ações benéficas para os cidadãos. As mudas e os plantios oriundos dos termos de ajuste de conduta são fundamentais na recomposição de áreas de APP ou de áreas de reflorestamento urbano. Um exemplo é o Morro da Torre, no Novo Surubi, que está em pleno processo de recomposição de sua mata graças ao cumprimento de um TAC - disse, explicando que todas essas ações vão se somar aos plantios que serão realizados agora com a chegada do período das chuvas, que é o ideal para que as mudas se desenvolvam mais rápido.

   O plantio nas áreas urbanas priorizam os locais em que há intervenções da Prefeitura para execução de obras de utilidade pública ou interesse social. Quando é necessária a remoção de árvores existentes no local, a AMAR realiza o plantio compensatório, determinado pela Lei 2.245/2000, que trata especificamente da Arborização Urbana de Resende e prevê o plantio de uma a 10 árvores, o que é feito o mais próximo possível do local do corte. Moura explicou também que há casos em que as árvores podem ser transplantadas para outros locais.

   Praças e calçadas do Parque Zumbi, Beira Rio, Nova Liberdade e Mirante das Agulhas são alguns dos locais que receberam o plantio. Além disso, foi realizada a recomposição da mata ciliar dos rios Paraíba do Sul e Alambari e na lagoa da Fazenda da Barra III.

   O plantio é realizado ainda por meio de programas como o Protetores da Água, que tem como objetivo preservar e recuperar as margens de rios, córregos e nascentes da cidade, degradadas pela ação de despejo de esgotos e lixo, como o Paraíba do Sul, o Sesmarias e o Alambari. O programa envolve alunos da rede municipal, promovendo a educação ambiental e conscientizando a população da importância da preservação.

   Outro programa é o Resende + Verde, que visa ao plantio nas áreas urbanas. Ele foi reestruturado este ano para acompanhar as mudanças de adequação viárias pelas quais a cidade vem passando na busca por mobilidade urbana com aumento significativo na arborização.

   Além disso, a população tem a sua disposição as mudas produzidas no Horto Municipal, que faz a doação de seis a 10 mudas por pessoa, dependendo da espécie. O Horto funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e fica próximo ao Aeroporto Agulhas Negras, na estrada Campo da Aviação. Maiores informações pelo telefone (24) 3360-8447.

 

AMAR EMITIU 222 AUTORIZAÇÕES DE CORTE ESTE ANO

   No processo de corte e poda, foram emitidas, no período de janeiro a novembro deste ano, 222 autorizações de corte de árvores. Wilson Moura explica que as autorizações são emitidas com base em critérios técnicos e respeitando o que dispõe a lei 2.245. Para cada árvore cortada, quatro foram plantadas.

    - Em seu artigo 1º, a lei define que o corte ou poda de qualquer árvore dentro do Município só poderá ser feito mediante autorização baseada em laudo elaborado por funcionário do órgão municipal responsável pelo Meio Ambiente, após vistoria a ser solicitada pelo interessado. O corte ou poda de árvore localizada em área pública é feito pelo órgão municipal responsável pelo meio ambiente - detalhou o presidente, destacando que o artigo 2º da lei prevê multa, além da recomposição do dano através de plantio de uma a 10 árvores por exemplar cortado ou danificado sem a devida autorização.

   Já para o caso de retirada de árvores em áreas particulares, a lei prevê que as autorizações só podem ser concedidas em casos em que as árvores estejam mortas, em substancial risco de queda ou comprovadamente ameaçando prédios, benfeitorias e redes públicas e quando essas situações não puderem ser resolvidas com a poda, sendo que as medidas compensatórias são as mesmas.

   Para obter autorização de corte, o munícipe faz a solicitação junto à AMAR. A solicitação gera um processo administrativo que é encaminhado a um funcionário da Agência para avaliação. Em vistoria o responsável emitirá sua avaliação favorável ou não ao corte ou poda do espécime. Isto significa dizer que o fato de solicitar um corte de árvore não quer dizer que este será aprovado.

   Wilson Moura salienta ainda que a AMAR atua preventivamente, retirando árvores em vias públicas que oferecem risco à população, ou quando há necessidade para a realização de obras.

   - Muitas árvores foram plantadas há anos em locais inadequados e hoje podem gerar danos aos moradores e até risco de morte. Por isso, fazemos a retirada, para garantir a segurança - afirmou, acrescentando que estão sendo definidas novas regras para arborização urbana, para evitar essas situações de risco.

   As árvores retiradas de áreas públicas sempre que possível são transplantadas para outros locais ou levadas para o Horto Municipal, onde permanecem até que haja disponibilidade de outra área para que sejam transplantadas.

 

Palavras chaves: MEIO AMBIENTE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados