° Minº Max

31/05/2011

Provinha Brasil será feita por quase 1.500 estudantes das escolas municipais

Exame acontece nesta quarta-feira em unidades de área urbana e da Zona Rural

Provinha Brasil será feita por quase 1.500 estudantes das escolas municipais

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Nesta quarta-feira, dia 01 de junho, 1.472 estudantes da rede municipal de ensino participarão da primeira etapa da Provinha Brasil, que tem como objetivo avaliar o nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização de todas as unidades públicas de ensino do Brasil. O exame avaliará as habilidades dos alunos para os sistemas da escrita e da leitura. Segundo a secretária municipal de Educação, professora Soraia Baleiro, esta avaliação acontece em duas etapas, uma no início e outra no final do ano letivo. Ela explicou que a Provinha Brasil proporciona informações sobre o processo de alfabetização aos professores e gestores das redes de ensino, além de possibilitar, entre outras ações, a definição de metas pedagógicas para a rede municipal de ensino e o planejamento de cursos de formação continuada aos profissionais de ensino. - A partir das informações obtidas, os professores e gestores têm condições, principalmente, de verificar as habilidades alcançadas e possíveis distorções na alfabetização dos estudantes. A partir disso, vai ser possível desenvolver ações imediatas para a correção das falhas que por ventura forem constatadas - frisou Soraia. A Provinha Brasil é elaborada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), sendo distribuída às secretarias estaduais e municipais de Educação por meio do Ministério da Educação. Segundo a coordenadora do Primeiro e do Segundo ano da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Simone Velasco, no segundo semestre deste ano também será aplicada a provinha Brasil de Matemática. - Este será o primeiro ano que será avaliado e diagnosticado o aprendizado dos estudantes na disciplina de Matemática. Os kits desta provinha chegam no mês de agosto e assim como a provinha de Língua Portuguesa, tanto a aplicação quanto a correção, serão realizadas pelo próprio professor da turma, com o objetivo de monitorar e avaliar a aprendizagem de cada aluno ou turma - explica a coordenadora. Participarão da Provinha Brasil estudantes das seguintes escolas municipais da zona urbana: Clotilde de Souza Ferreira (Fazenda da Barra III), Esther Politi (Fazenda da Barra I), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Surubi (Surubi), Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade da Alegria), Educação Especial Rompendo o Silêncio (Alvorada), Francisco Quirino Diniz (Visconde de Mauá), Bairro Vicentino (Vicentino), Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Sagrado Coração (Lavapés), Lídia Pires de Magalhães (Morada da Felicidade), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Noel de Carvalho (Liberdade), Bairro Cabral (Cabral), José Roberto Sampaio (São Caetano), CIEP 347 – Dr. Jorge Miguel Jayme (Toyota), CIEP 489 - Augusto de Carvalho (Cidade Alegria). Já as escolas da Zona Rural cujos alunos farão a Provinha Brasil serão as seguintes: Adelaide Lopes Salgado (Capelinha), Campo Alegre (Pedra Selada), Chico Mendes (Acampamento Terra Livre), Fênix (Pedra Selada), Francisco de Souza Aguiar (Bagagem), Francisco Tavares Rezende (Sertãozinho), Hetelvina Carneiro (Vargem Grande), Jacuba (Jacuba), João Rodrigues (Fumaça), Luiz Pistarini (Bulhões), Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari), Rio Preto (Rio Preto), Santa Maria (AMAN) e São Vicente Ferrer (Fumaça).
Palavras chaves: EDUCAÇÃO