16/12/2014

Projetos de Educação Ambiental de Resende são destaque em Fórum Nacional

Agência do Meio Ambiente representa Resende no VIII Fórum Nacional de Educação Ambiental

Projetos de Educação Ambiental de Resende são destaque em Fórum Nacional

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR) participou do VIII Fórum Nacional de Educação Ambiental realizado na Universidade Federal do Pará, em Belém, entre os dias 3 e 6 de dezembro. O órgão foi selecionado para representar o município a partir de dois projetos: o Programa Municipal de Mobilização, Comunicação e Educação Ambiental - uma proposta de Gestão Ambiental Pública de Resende e o Projeto Interativo em Gestão e Educação Ambiental em ambiente acadêmico na cidade.

Na oitava edição, o Fórum, promovido pela Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), enfatizou o fortalecimento das redes de educadores que atuam em múltiplos ambientes como universidades, empresas, poder público e organizações não governamentais na construção de sociedades sustentáveis e no enfrentamento das questões socioambientais locais e globais.

- A Agência do Meio Ambiente de Resende tem se empenhado em proporcionar aos seus técnicos, oportunidades de capacitação como cursos, treinamentos e experiências como o Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Quando o técnico retorna com esse conhecimento, quem sai ganhando é o município - disse Wilson Moura, presidente da AMAR.

Segundo a Coordenadora de Educação Ambiental da AMAR, Rosângela Vieira, o VIII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental representou uma oportunidade da Prefeitura Municipal de Resende divulgar, de forma efetiva, os projetos desenvolvidos no município, além de contribuir para o cenário brasileiro de construção de Políticas Públicas de Educação Ambiental.

Pela primeira vez na região amazônica, o evento contou com a participação de 3.000 pessoas, entre pesquisadores, educadores, estudantes, profissionais, gestores públicos e privados, ambientalistas e demais interessados na discussão da Educação Ambiental no Brasil e nos países da Panamazônia.

Ao final do Encontro, foi elaborado um documento chamado "Carta de Belém para a Educação Ambiental Brasileira", resultado das vivências e discussões dos trabalhos apresentados pelos Educadores Ambientais. A Carta será encaminhada para os Ministérios da Educação, da Cultura e do Meio Ambiente e também aos Governadores dos Estados Brasileiros.

Palavras chaves: MEIO AMBIENTE