06/10/2017
PROJETO NOVO OLHAR OFERECE EXAMES OFTALMOLÓGICOS DE GRAÇA EM RESENDE
Serviços serão oferecidos neste sábado, dia 7, no Parque Tobogã
Crédito: Jenny Faulstich - PMR
Os moradores de Resende vão ter acesso neste sábado, dia 7, a uma série de serviços gratuitos, oferecidos das 11 às 14h, no Parque Tobogã. É o projeto Novo Olhar que chega à sua segunda edição na cidade – a primeira foi realizada em março – trazendo para a população exames oftalmológicos e confecção de óculos gratuitos, além de gratuidade na emissão de segunda via da carteira de identidade; certidões de nascimento, casamento e óbito; e habilitação para casamento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que está coordenando a ação, para fazer o exame oftalmológico e ter acesso ao óculos, que serão entregues posteriormente, é preciso ter mais de 30 anos e apresentar documentos como CPF, carteira de identidade e comprovante de residência. Além da idade mínima necessária, o interessado não pode ter ingerido bebida alcoólica e não pode estar sem camisa.
Durante o atendimento, os pacientes passarão por seis etapas: cadastramento; verificação da taxa glicêmica; teste de acuidade visual (na qual a pessoa tenta identificar letras ou figuras em uma placa a uma distância de quatro metros); exame no autorefrator (realizado com a ajuda de uma máquina computadorizada que indica o grau do paciente); exame com oftalmologista, que avalia o resultado do autorefrator e faz um novo exame com aparelho específico, emitindo a receita médica para que seja confeccionado o óculos. Na última etapa, o paciente é encaminhado à ótica onde deverá buscar seu óculos.
Isenção de documentos – De acordo com a Fundação Leão XIII, para ter acesso à gratuidade na segunda via de documentos, o interessado precisa apresentar alguns documentos originais. Confira a listagem:
- Carteira de Identidade – Certidão de nascimento original e um comprovante de residência
- Certidão de Nascimento – Cópia da certidão antiga ou certidão de identidade onde conste dados do nascimento, e comprovante de residência
- Certidão de Casamento – Cópia da certidão antiga ou certidão de identidade onde conste dados do casamento, e comprovante de residência
- Certidão de Óbito – Cópia da certidão antiga (se não tiver, pesquisar a numeração no cemitério), carteira de identidade, carteira de trabalho e comprovante de residência do solicitante
- Habilitação para Casamento – Original ou cópia da certidão de nascimento, original ou cópia da identidade, CPF (todos do casal). Caso seja divorciado, é preciso apresentar certidão de casamento averbada, além de comprovante de residência.
O projeto Novo Olhar, que conta com o apoio da Prefeitura, que cedeu toda a infraestrutura para o evento, é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e a Fundação Leão XIII.
Palavras chaves: Novo Olhar