04/10/2011

Alunos da Fazenda da Barra III recebem instrumentos musicais

Projeto Musicando chega a mais uma escola da Prefeitura

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, entregou semana passada, à direção da Escola Municipal Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), 43 instrumentos musicais, entre bombardãos, bombardinos, trombones, trompetes, clarinetas, saxes altos, trompas e flautas.

A entrega dos equipamentos fez parte da ampliação do Projeto Musicando (foto), que já é desenvolvido pela Prefeitura na Escola Municipal Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos) e agora chega a mais uma unidade da rede municipal de ensino.

Na Escola Professor Carlinhos, o projeto vai contemplar estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental.  As aulas do Musicando nesta unidade vão ser realizadas de acordo com a divisão dos estudantes pelos núcleos de cada um dos instrumentos, sendo que uma vez por semana os alunos participarão do ensaio geral. Inicialmente, o número de alunos da escola contemplados com a iniciativa será o mesmo número de instrumentos entregues na semana passada, ou seja, 43.

A secretária Soraia Balieiro lembra que o Projeto Musicando “tem como objetivo promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, através do ensino da música, como fator que também contribui para a formação dos alunos enquanto cidadãos”.

O início do projeto na escola da Fazenda da Barra III representa outra conquista importante dos estudantes da unidade neste ano de 2011: por meio de uma parceria com o Governo Federal, a Prefeitura já vem construindo na escola uma quadra poliesportiva coberta.

- A Prefeitura já trabalha com a proposta de formar uma orquestra com a participação de estudantes da rede municipal de ensino. Além deste objetivo, planejamos ainda a criação de mais um pólo do Musicando com aulas de violão e violino, que deverá funcionar no Colégio Município Getúlio Vargas (Cidade Alegria) -  adiantou a secretária.

Lançado oficialmente em julho deste ano, durante uma cerimônia realizada em Engenheiro Passos com as presenças do prefeito José Rechuan e da secretária Soraia Balieiro, o Projeto Musicando atende 163 estudantes do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Augusto de Carvalho, uma das unidades de ensino situada neste distrito. Em Engenheiro Passos, o projeto é desenvolvido em parceria com a INB (Indústrias Nucleares do Brasil).

Até o final deste ano, a Prefeitura vai implantar, também em Engenheiro Passos, uma oficina destinada à confecção de instrumentos musicais de percussão, cujo funcionamento estará ligado diretamente às atividades do Projeto Musicando. As aulas desta oficina acontecerão duas vezes na semana e serão ministradas pelos próprios professores do projeto.

O Projeto Musicando faz parte das ações ligadas ao Programa Segundo Turno, que foi criado pela administração do prefeito José Rechuan no começo de 2009 visando oferecer alternativas de lazer aos estudantes da rede municipal fora do horário de ensino convencional.

Atualmente, 4.606 estudantes são atendidos pelo Segundo Turno. Funcionando em várias escolas da rede municipal, o projeto conta com as atividades de artesanato, dança, desenho, pintura, teatro, música, capoeira, fanfarra, balé, xadrez e contação de histórias.

Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL