Indústria e Comércio

09/09/2014

Projeto Monitor de Ecoturismo é apresentado a Conselho

Monitor de Ecoturismo da Serrinha ficou em segundo lugar na competição Mountain Do

Projeto Monitor de Ecoturismo é apresentado a Conselho

Crédito: Antônio Leão - SMTE/PMR

A Secretaria Municipal de Turismo e Eventos e a Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR) participaram da 27ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Mosaico Mantiqueira, realizada na Casa de Pedra, na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia na última quarta-feira, dia 3 de setembro. O secretário de Turismo, Antônio Leão, e o presidente da AMAR, Wilson Moura, fizeram a apresentação do Projeto Monitor de Ecoturismo durante o evento.

- Este encontro foi uma oportunidade para destacar a importância do envolvimento da comunidade na defesa do meio ambiente e a parceria entre a Prefeitura e as unidades de conservação federais, estaduais e municipais de nossa região - explicou Antônio Leão, salientando que o Mosaico Mantiqueira foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente, em 2006, para integrar e ampliar as ações já existentes para a conservação do patrimônio natural e cultural da região.

O Monitor de Ecoturismo é um projeto ambiental e socioeducativo, desenvolvido pela Prefeitura através de uma parceria entre a AMAR, a Secretaria de Turismo, o Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN), o Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, o Parque Nacional do Itatiaia e o Parque Estadual da Pedra Selada.

O objetivo do projeto é formar Monitores de Ecoturismo para atuar nas unidades de conservação de Resende; promover a conservação do patrimônio natural da cidade, com a mobilização de excursionistas, guias, visitantes e comunidades locais; realizar levantamento e diagnóstico dos atrativos naturais da cidade; e mapear as trilhas e monitorar o seu uso, propondo procedimentos para minimizar os impactos ambientais causados pela visitação pública.

Além de expor sobre o Monitor de Ecoturismo, Antônio Leão também enfatizou a realização de eventos relacionados ao ecoturismo, esportes na natureza e turismo de aventura como forma de gerar renda e elevar a autoestima das populações que habitam o entorno dos parques nacionais, estaduais e áreas de proteção ambiental (APAs).

Como exemplo, o secretário de Turismo citou o Mountain Do - uma Corrida de Montanha realizada no dia 30 de agosto em Visconde de Mauá, em que o atleta Ricardo Fonseca, natural da Serrinha do Alambari, conquistou o segundo lugar na difícil prova dos 20 km. Ricardo é Monitor de Ecoturismo de Resende e membro do GESA (Grupo Excursionista da Serrinha).

- O Mountain Do é um evento de corrida em montanhas, com corridas individuais, nas quais cada atleta percorre distâncias que variam entre 5 km e 20 km, realizado em um único dia. O evento busca a participação da comunidade local, criando oportunidades de renda para a população através prestação de serviços, elevação da ocupação de hotéis e pousadas e aumento do movimento no comércio local. Em Visconde de Mauá, participaram 800 atletas, o que atraiu cerca de 1.600 visitantes para a região - destacou o secretário.

Palavras chaves: TURISMO