04/10/2012

Nesta semana, alunos da Escola Bernarda Brandão participaram de atividades

Projeto leva Educação para o Trânsito para crianças

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Nesta sexta-feira, dia 05, e na próxima semana, nos dias 09, 10 e 11, a Superintendência de Transporte e Trânsito, por meio da DET (Divisão de Educação para o Trânsito), realizará na Escola Municipal Surubi mais uma etapa do Projeto Educatrânsito. Através dessa iniciativa, estão sendo promovidas atividades para os estudantes, com o objetivo de abordar temas relacionados à educação no trânsito. Na escola do Surubi, as palestras acontecerão das 14 às 17 horas.

Segundo o responsável pela superintendência, Marcelo de Almeida, o projeto é realizado durante todo o ano letivo em creches e escolas municipais, incluindo também unidades de ensino estaduais e particulares. Neste mês de outubro, nos dias 2 e 3, a equipe da DET já visitou a Escola Municipal Bernarda Brandão (foto), no bairro Vila Moderna.

- Nossa proposta é preparar e conscientizar os alunos, com o intuito de diminuir os índices de acidentes em Resende. Levamos em consideração a formação dos alunos, para que sejam capazes de pensar e decidir suas próprias ações no trânsito - ressalta.

As palestras são voltadas para crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental, que são orientados com teatrinhos e simulações, através de uma mini pista explicativa com faixas de pedestre e semáforos. Já para os alunos do Ensino Fundamental são exibidos vídeos educativos. Eles participam ainda de dinâmicas e brincadeiras lúdicas. Cada palestra tem 50 minutos de duração.

Este ano, o Projeto Educatrânsito já visitou as Escolas Municipais Clotilde de Souza Ferreira (Fazenda da Barra III) e Algodão Doce (Cidade Alegria), além da Escola Estadual Governador Roberto Silveira (Paraíso) e Escola SESI (Serviço Social da Indústria). Entre os anos de 2009 e 2012, a iniciativa atendeu mais de 100 escolas, totalizando cerca de 8.500 alunos.

- As crianças serão os adultos de amanhã, e a nossa missão é prepará-los para exercer a cidadania, conscientizando-os sobre os direitos e deveres dos usuários de trânsito - conclui Marcelo de Almeida.

Palavras chaves: TRÂNSITO