Indústria e Comércio

27/05/2013

Projeto da Secretaria Municipal de Turismo é referência no Estado

Uma das propostas é a fomentar o setor

Projeto da Secretaria Municipal de Turismo é referência no Estado

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, participou da 1ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Estadual de Secretarias de Turismo (Fest-RJ), realizada no Clube Finlândia, em Penedo (Itatiaia), com a participação de representantes de cerca de  40 municípios fluminenses. O encontro aconteceu sexta-feira (24) e contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, do secretário municipal da pasta, Antônio Leão, entre outras autoridades.

Durante o encontro, foram ministradas duas palestras sobre o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo no Estado do Rio de Janeiro (Prodetur): "Perspectivas da Interiorização do Turismo" e "Ações da Secretaria de Turismo (Setur-RJ)". Para o chefe de Gabinete da Setur e Coordenador de Convênios, Marcos Pereira, o Projeto de Sinalização Turística de Resende, encaminhado pela Secretaria Municipal de Turismo, é de considerável importância para o setor, tanto que "já tornou-se referência para todo o Estado, em razão da excelente qualidade de sua elaboração".

De acordo com Antonio Leão, o Projeto de Sinalização Turística é um componente fundamental dos investimentos necessários para o turismo, previstos no planejamento da atual gestão.

- Acreditamos na máxima que diz que "uma cidade é boa para o turista, quando é boa para o cidadão". Por isso, apostamos na melhoria de infraestrutura como um caminho para desenvolver o turismo em Resende - afirmou o secretário.

Criado em 1997, o Fest-RJ conta com a participação de 92 municípios, divididos em 12 regiões. É através dele que os secretários de cada cidade apresentam e debatem interesses e assuntos em comum, visando o benefício do turismo no Estado. Durante as assembleias são discutidas propostas para o desenvolvimento do turismo no Estado do Rio, fortalecendo as políticas públicas do setor e a integração entre os municípios e a iniciativa privada.

Palavras chaves: Turismo