Resende

° Minº Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

11/09/2017

Programa Viver Melhor mostra importância da prevenção

Palestras, que abordam as doenças que mais matam no Brasil, são ministradas por médicos cardiologistas

Programa Viver Melhor mostra importância da prevenção

Crédito: Jenny Faulstich/PMR

Prevenir é melhor que remediar. Pensando nisso, a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, neste mês de setembro, o Programa Viver Melhor, que consiste num ciclo de palestras cujo objetivo é incentivar a população a adotar hábitos cada vez mais saudáveis para combater doenças como a hipertensão, o tabagismo e o colesterol alto. Conforme revelam as estatísticas, essas doenças são bastante comuns entre os brasileiros e estão entre as que mais matam no país. As palestras acontecem no Espaço Z, em dias e horários alternados.

 

Desenvolvido pela Superintendência de Atenção Especializada e coordenado pelo médico cardiologista Clayton de Souza da Silva, o programa, além de conscientizar a população, também quer incentivar o combate ao tabagismo, criar protocolos assistenciais na área de cardiologia, aumentar o número de exames cardiovasculares e definir o novo perfil cardiológico hospitalar da Santa Casa de Resende. Na semana passada, o cardiologista Fábio Schneider ministrou a primeira palestra do ciclo, abordando os riscos do sedentarismo e da obesidade para a saúde de homens e mulheres. Já nesta quarta-feira, dia 12, acontece a segunda palestra sobre hipertensão arterial.

 

O secretário de saúde de Resende, Alexandre Vieira, que acompanha de perto o desenvolvimento do programa, explicou que as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) se desenvolvem no decorrer da vida e têm longa duração, com sérias consequências para o sistema público de saúde. Em 2013, por exemplo, as DCNT, como câncer, diabetes melittus, doenças respiratórias e cardiovasculares - patologias que sofrem influência do estilo de vida e da exposição a fatores de risco - foram a causa de aproximadamente 72,6% das mortes registradas no Brasil.

 

- Pensando em medidas para combater os principais fatores que aumentam a chance de uma pessoa desenvolver essas doenças, o grupo de cardiologistas da Secretaria de Saúde se organizou e desenvolveu o Programa Viver Melhor. Seu objetivo principal é alertar a população sobre a importância dos hábitos saudáveis, promovendo saúde e conscientização das pessoas – explicou o secretário.

 

Confira as palestras do mês de setembro, no Espaço Z

 

Dia 12, às 17h - Hipertensão Arterial, com o cardiologista Felipe Alvim

Dia 21, às 8h - Tabagismo, com o cardiologista Ricardo Graciosa

Dia 25, às 8h - Dislipidemia (colesterol alto), com o cardiologista Clayton de Souza da Silva 

Palavras chaves: Viver Melhor
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados