30/05/2011

Núcleo de Campos Elíseos terá atividades três vezes por semana

Programa Terceira Idade Ativa lança mais um pólo na área urbana

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende lançou esta semana, no salão paroquial da Igreja de São Sebastião, no bairro Campos Elíseos, o 21º Núcleo do Programa Terceira Idade Ativa (foto). Implantado em janeiro de 2009 pela administração do prefeito José Rechuan (DEM), o Terceira Idade Ativa atende pessoas acima de 50 anos de idade com atividades orientadas por profissionais da área de Educação Física. Entre as atividades realizadas pelo Programa – que no total tem 1.185 pessoas matriculadas nos 20 pólos espalhados por diversos bairros e distritos de Resende – estão caminhadas, alongamentos, ginásticas e levantamento de peso. Antes mesmo do seu lançamento, o novo pólo da Igreja de São Sebastião já contava com 50 pessoas inscritas. Ainda há vagas para este novo núcleo, e os interessados devem se cadastrar no próprio local, durante os dias e horários de realização das atividades do projeto. Na igreja de São Sebastião, o Terceira Idade Ativa acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, de 7 às 8 horas. O lançamento do pólo no bairro ocorreu durante um café da manhã que teve a participação do prefeito José Rechuan. Desenvolvido através de uma ação integrada entre duas secretarias municipais (Saúde e Assistência Social), a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, a FUNRESP (Fundação Resende Esportes) e a Superintendência Especial de Eventos e Integração, o Programa conta com a participação de 30 profissionais. Além das atividades físicas, os idosos cadastrados recebem avaliações médicas; acompanhamento de uma nutricionista e de uma psicóloga (estas duas ações são realizadas de quatro em quatro meses) e avaliações funcionais com o professor de Educação Física para registrar a evolução do aluno nas atividades. Também são promovidas atividades culturais e de lazer, como bingos, passeios, bailes e palestras, entre outras. Outra importante iniciativa do Programa Terceira Idade Ativa são as aulas na Academia do Idoso, que acontecem uma vez por semana, no Parque das Águas. Nesse caso, o ônibus do programa transporta os alunos dos pólos até o local das atividades. A inclusão digital também faz parte das iniciativas do projeto. Uma vez por semana, um grupo de idosos freqüenta as aulas de informática promovidas em parceria com a UAB (Universidade Aberta do Brasil). Atualmente são 150 alunos matriculados e o curso tem duração de seis meses. A próxima formatura acontece em julho. - Levantamentos feitos nos dois primeiros anos de funcionamento deste programa com profissionais especializados demonstraram a importância do Terceira Idade Ativa para diminuir os riscos de problemas de saúde, e na promoção do bem-estar físico e mental dos idosos cadastrados – disse o superintendente de Eventos e Integração da Prefeitura, Wagner Camilo. AMPLIAÇÃO DO PROJETO – A partir do segundo semestre, o projeto deve ganhar mais dez novos pólos, que vão ser implantados na região de Visconde de Mauá, no Santo Amaro e no Castelo Branco, os dois últimos bairros da área urbana de Resende. Mais dez profissionais deverão ser incorporados ao quadro de funcionários responsáveis pela assistência aos idosos. Saiba onde funcionam os pólos dos programas, e os dias e horários de realização das atividades em cada um deles: * Jardim Jalisco - Parque das Águas Terças, quartas, quinta e sextas-feiras, de 7 às 8 horas. * Fazenda da Barra I – Oficina de Oficio Segundas, quartas e sextas, de 18 às 19 horas. * Fazenda da Barra II – Salão da Igreja Terças e quintas-feiras, de 7 às 8 horas. * Fazenda da Barra III – Salão da Igreja Segundas e quartas-feiras, de 7 às 8 horas. * Paraíso – Parque Paraíso Terças e quintas-feiras, de 7 às 8 horas. * Fumaça – Salão da Igreja Terças e quintas-feiras, a partir das 14 horas. * Vila Vicentina – Escola Municipal Julio Verne Segundas e sextas-feiras, de 7 às 8 horas. * Vila Julieta – Parque Tobogã Terças e quintas-feiras, de 8 às 9 horas. * Itapuca – Salão da Igreja Sagrado Coração Terças e quintas-feiras, de 7 às 8 horas. * Toyota – Salão do CRAS Segundas e quartas-feiras, de 7 às 8 horas. * Manejo – Hidro Academia (hidroginástica) Terças, quintas e sextas-feiras, a partir das 14 horas. * Cidade Alegria – Centro de Convivência Segundas e sextas-feiras, de 8 às 9 horas. * Surubi Velho – Salão da Igreja São Pedro Terças e quintas feiras, de 7 às 8 horas. * Surubi Novo – Escola Maria Dulce Freire Chaves Quartas e sextas-feiras, de 7 às 8 horas. * Cidade Alegria – Igreja Católica (Nossa Senhora da Paz) Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, de 7 às 8 horas e de 8 às 9 horas. * Nova Alegria – Área de Lazer Segundas, quartas e sextas-feiras, de 7 às 8 horas. * Morro do Cruzeiro – Salão Comunitário Terças e quintas-feiras, de 7 às 8 horas. * Cidade Alegria – Área de Lazer da COOPHASUL Terças e quintas-feiras, de 7 às 8 horas. * Morada da Felicidade – Igreja São Judas Tadeu Segundas, quartas e sextas-feiras, de 7 às 8 horas. * Engenheiros Passos – quadra coberta Segundas, terças e sextas-feiras, de 7 às 8 horas. * Campos Elíseos – Igreja de São Sebastião Segundas, quartas e sextas-feiras, de 7 às 8 horas.
Palavras chaves: IDOSOS