09/05/2011

Segunda edição do projeto acontece neste sábado, dia 14, nos postos de saúde

Programa Sábado Saudável realiza mais de 450 atendimentos em apenas um dia

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Divulgado pela Prefeitura no começo da tarde desta segunda-feira, dia 09, o balanço sobre as ações realizadas durante a primeira edição do Programa Sábado Saudável no sábado, 07 de maio, mostra que foram feitos 205 exames de prevenção do colo do útero e 250 atendimentos na área da Assistência Social. O Sábado Saudável é uma ação integrada entre três secretariais municipais (Saúde, Educação e Assistência Social), através da qual a Prefeitura vai abrir 22 postos de saúde nos quatro sábados deste mês (07, 14, 21 e 28), entre 8 e 16 horas. Na edição de sábado, o balanço mostra ainda que 11 alunos das séries iniciais da Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria) fizeram exames oftalmológicos. Este serviço ocorreu no posto de saúde do Manejo. Acompanhado pela primeira-dama Ana Paula Rechuan, o prefeito José Rechuan (DEM) percorreu alguns postos no final da manhã de sábado, entre eles as unidades do Paraíso, da Cidade Alegria e do Manejo, onde acompanhou de perto a realização dos trabalhos. Ele reafirmou o objetivo do Programa Sábado Saudável como “mais uma iniciativa colocada em prática pela Prefeitura para agilizar o atendimento ao cidadão, que muitas das vezes não têm como se deslocar até as unidades em busca dos serviços oferecidos, nos dias úteis da semana”. - A nossa proposta é fazer com que a Prefeitura esteja cada vez mais presente nas comunidades não apenas com a realização de obras e serviços, mas também facilitando o acesso da população às ações públicas existentes a seu favor. Hoje (sábado passado) estamos dando início ao Programa Sábado Saudável nos postos de saúde, colocando à disposição dos moradores serviços importantes dentro das áreas de saúde, educação e assistência social. Acreditamos que nos três outros sábados do mês, este novo programa vai atender um número ainda maior de cidadãos – disse Rechuan. Só de duas secretarias municipais (Saúde e Assistência Social) foram mobilizados 160 funcionários para a edição inicial do Programa Sábado Saudável. Entre os serviços oferecidos pela Assistência Social estiveram informações sobre o cadastramento para programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura e a respeito das inscrições voltadas aos cursos de qualificação profissional disponibilizados pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em parceria com a Prefeitura. Na área da saúde pública, além dos exames de prevenção contra o câncer do colo do útero, a Prefeitura ofereceu serviços de aferição da pressão arterial (foto), aplicação de injeções, exercícios de massoterapia e curativos, entre outros trabalhos. Os postos que registraram o maior número de exames preventivos do colo uterino foram Resende – em frente ao Colégio Santa Ângela (30 exames), Jardim Primavera (21), Cidade Alegria (19), Manejo (17), Bairro Cabral (16) e Paraíso (13).
Palavras chaves: PREFEITURA NOS BAIRROS