° Minº Max

02/06/2011

Programa Sábado Saudável realiza cinco mil atendimentos em apenas quatro dias

Resultados de exames médicos começam a chegar nos próximos dias

Programa Sábado Saudável realiza cinco mil atendimentos em apenas quatro dias

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Nos quatro sábados do mês de maio (dias 07, 14, 21 e 28), o Programa Sábado Saudável da Prefeitura de Resende realizou 4.904 atendimentos à população nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. Divulgado pela administração municipal na manhã desta quinta-feira, dia 02 de junho, o balanço aponta que foram realizados, durante as quatro edições, 1.208 exames preventivos contra o câncer do colo do útero e aplicadas 572 doses da vacina contra a gripe. Entre os serviços oferecidos esteve também a aferição da pressão arterial (foto) Segundo ainda o relatório, através de uma parceria entre duas secretarias municipais (Saúde e Educação), o Programa Sábado Saudável ofereceu também 120 exames oftalmológicos e 50 avaliações neurológicas para estudantes da rede municipal de ensino. Os exames na especialidade de neurologia se destinaram principalmente aos estudantes das salas de recursos especiais implantadas em algumas escolas municipais. As salas assistem alunos portadores de deficiência. No caso da Secretaria Municipal de Assistência Social, foram feitos 2.312 atendimentos sobre os programas sociais disponibilizados pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal e o Governo do Estado. Através da Secretaria de Assistência Social do Município, o Programa Sábado Saudável cadastrou ainda 642 jovens para os cursos de almoxarife, assistente administrativo, assistente de recursos humanos, costureiro e técnico de enfermagem disponibilizados, gratuitamente, pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Promovido por determinação do prefeito José Rechuan (DEM), o Programa Sábado Saudável teve como objetivos básicos aproximar ainda mais a administração municipal do cidadão, além de facilitar o acesso dos moradores aos serviços oferecidos. O atendimento por meio do Sábado Saudável no mês de maio ocorreu em 23 postos de saúde da cidade, no horário de 8 às 16 horas. Segundo Rechuan, “o número significativo de atendimentos realizados nas quatro edições do programa mostra o quanto os objetivos da iniciativa foram alcançados”. - Entre os motivos que nos levaram a propor e realizar o programa nos quatro sábados de maio estava a constatação de que muitas pessoas deixavam de procurar pelos serviços oferecidos durante o Sábado Saudável porque não tinham tempo de ir às unidades médicas nos dias úteis da semana. Certamente muitas das mulheres que fizeram o exame preventivo de prevenção contra o colo do útero teriam dificuldades de tempo para fazer o exame se o posto de saúde do seu bairro não tivesse aberto no sábado. A quantidade de jovens cadastrados para os cursos de qualificação do SENAC foi outro resultado positivo, assim como o número significativo de estudantes beneficiados pelos exames nas áreas de oftalmologia e neurologia – disse Rechuan. O prazo para a entrega dos resultados dos exames contra o câncer do colo uterino é de 45 dias, o que indica a chegada dos primeiros resultados na segunda quinzena de junho. Até a primeira quinzena de julho todos os resultados deverão ter sido entregues às pacientes por meio dos postos de saúde onde os exames foram realizados. Os materiais coletados são analisados em um laboratório especializado no Rio de Janeiro. Já as inscrições de jovens nos cursos de qualificação profissional vão passar agora por uma seleção feita pelo próprio SENAC, que informará diretamente os candidatos sobre a data de início, o local e o horário de realização das aulas.
Palavras chaves: RESULTADOS POSITIVOS