03/05/2011

Programa Sábado Saudável começa neste sábado

Atividades serão realizadas nos quatro sábados de maio

Programa Sábado Saudável começa neste sábado

Crédito: Clóvis Alves - ACOM/PMR

A partir deste sábado, dia 07 de maio, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estará promovendo nos postos de saúde e unidades do PSF (Programa de Saúde da Família), o Programa “Sábado Saudável”, que será realizado por meio de uma ação integrada com outras duas secretarias municipais (Assistência Social e Educação). O “Sábado Saudável” foi planejado pela Prefeitura com o objetivo de oferecer vários serviços à população durante os quatro sábados do mês de maio (dias 07, 14, 21 e 28). Neste primeiro sábado do programa (07 de maio), todos os postos de saúde do Município vão abrir suas portas, das 8 às 16 horas, para oferecer às mulheres a realização de exames preventivos de câncer de colo de útero. As pacientes vão participar ainda de palestras de prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e aprenderão a fazer o auto-exame visando prevenir o câncer de mama. O exame preventivo será oferecido a todas as mulheres que já iniciaram sua vida sexual, independente da idade. Ele deve ser feito pelo menos uma vez por ano, mesmo por mulheres que já entraram no período de menopausa. O exame detecta o câncer de colo de útero, que se descoberto no início, pode salvar a vida da paciente.
Palavras chaves: NOS POSTOS DE SAÚDE