16/10/2009

Rechuan receberá Troféu do Mérito Municipalista

Programa Resende Saudável é premiado em seminário internacional

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Implantado este ano pela Prefeitura de Resende, o Programa Resende Saudável será premiado em Brasília durante o IV Seminário Internacional Federalismo e Desenvolvimento. Promovido pela ABM (Associação Brasileira de Municípios), o encontro acontece nos dias 19 e 20 (segunda e terça-feira), no Quality Lake Side Hotel. Durante o seminário, que vai contar com a presença do ministro da Presidência da República Alexandre Padilha (Relações Institucionais), o prefeito José Rechuan (DEM) - foto, em pé, e o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, Daniel Brito, vão receber da ABM o Troféu Mérito Municipalista pelas ações do Resende Saudável. Dos 20 municípios selecionados para receberem a honraria, apenas Resende e a cidade baiana de Lauro Freitas vão ser premiados na área de saúde pública. No caso de Resende, o Programa Resende Saudável foi indicado pela Revista Estados e Municípios, que publicou recentemente uma reportagem sobre o projeto da administração do prefeito José Rechuan (DEM). Já o Fórum de Mulheres do Mercosul indicou Lauro de Freitas por um programa desenvolvido nesta cidade visando prevenir o câncer de mama – o programa se denomina Um Toque Pela Vida. - É motivo de muita satisfação para o nosso município receber uma honraria tão importante como o Troféu Mérito Municipalista, principalmente pelo fato de a nossa administração ainda não ter completado o seu primeiro ano – disse o prefeito José Rechuan. Realizado através de uma ação integrada entre todas as secretárias municipais, o Resende Saudável consiste em tratar da saúde da população não apenas com médicos e remédios, mas também oferecendo atividades em diversos setores essenciais à qualidade de vida do cidadão, entre eles esporte, lazer, cultura, educação, desenvolvimento, assistência social, educação, saneamento básico e infra-estrutura. Médico concursado do Hospital Municipal de Emergência, o próprio Rechuan explica os objetivos do Programa. - O Poder Público deve oferecer atendimento médico de qualidade às pessoas, mas este trabalho precisa ser acompanhado por ações preventivas em outras áreas no sentido de prevenir e preservar a saúde da população. Em Resende, estamos investindo na ampliação e construção de unidades médicas. Por outro lado, passamos a desenvolver programas sociais em outros setores com o objetivo de garantir o bem-estar físico e mental do cidadão – disse o prefeito. Entre as ações que formam o Resende Saudável estão o Programa Terceira Idade Ativa, que atende quase três mil idosos com atividades sociais, culturais, recreativas e de saúde; a Academia de Ginástica dos Idosos, cujos exercícios acontecem diariamente, no Parque das Águas; o Projeto Segundo Turno, através do qual estudantes da rede pública participam de ações de inclusão social; a realização de melhorias na merenda escolar e as ações preventivas na área da saúde pública, como o trabalho contra a formação de focos do mosquito transmissor da Dengue, o qual reduziu este ano em cerca de 85 por cento o número de casos da doença no município. Rechuan lembra também que, uma vez por mês, o Programa Resende Saudável vem sendo levado aos bairros da cidade com o objetivo de aproximar cada vez mais os serviços públicos do cidadão. Em apenas nove meses do atual governo municipal, foram realizadas edições do projeto nas seguintes comunidades: Toyota, Paraíso, Cidade Alegria, Alvorada e Jardim Jalisco. UNIDADES MÉDICAS – Para o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, Daniel Brito, a concessão do Troféu do Mérito Municipalista para a Prefeitura de Resende “indica a viabilidade do Programa Resende Saudável como uma iniciativa importante no sentido de melhorar a qualidade de vida do cidadão”. Ele destacou que, no caso específico da rede municipal de atendimento médico, a administração do prefeito José Rechuan vem realizando obras importantes, entre elas as construções do Hospital da Criança; da nova unidade médica da região do Surubi e do Hospital Clínico da Cidade Alegria, além da reforma dos módulos do Programa Saúde da Família dos bairros Cabral e São Caetano. - Certamente, a realização destas obras contribuiu para que Resende fosse selecionada pela Associação Brasileira de Município na concessão do prêmio. A honraria representa um estímulo importante ao trabalho da administração municipal visando oferecer condições de uma vida mais saudável à população – concluiu o secretário.
Palavras chaves: QUALIDADE DE VIDA