23/11/2009

Edição deste domingo lançará Campanha de Mobilização contra a Dengue

Programa Resende Saudável Itinerante chega ao Novo Surubi

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O bairro Novo Surubi recebe neste domingo, dia 29, a oitava edição do Resende Saudável Itinerante, uma das ações do Programa Resende Saudável, projeto de ação integrada entre as secretarias municipais lançado este pela Prefeitura com o objetivo de oferecer atividades culturais, esportivas, recreativas, sociais e de saúde à população. Durante a edição deste domingo no bairro Novo Surubi, será realizado o lançamento oficial da Campanha de Combate à Dengue (foto). O Resende Saudável Itinerante no Novo Surubi acontecerá de 9 às 14 horas, no Escola Municipalizada Maria Dulce Freire Chaves (antigo CIEP). A programação prevê uma gincana com prêmios aos moradores que levarem objetos propícios à formação de focos do mosquito transmissor da dengue, como pneus, latas vazias e garrafas de plástico, entre outros objetos. Além disso, serão oferecidas atividades esportivas, de lazer e de serviços da Prefeitura à comunidade. Com a realização do Programa Resende Saudável Itinerante nos bairros da cidade, a administração do prefeito José Rechuan (DEM) tem o objetivo de aproximar a Prefeitura dos cidadãos, oferecendo-lhes serviços importantes ao seu dia-a-dia. Outros serviços prestados durante o evento vão ser os seguintes: orientações ao consumidor, por meio do PROCON; recebimento de reclamações, sugestões e elogios sobre o governo municipal, através da Ouvidoria do Município; corte de cabelo, massagem e aferição da pressão arterial, entre outros. A prevenção contra a Dengue terá destaque especial na edição do Novo Surubi devido à proximidade do verão e do período das chuvas, quando o volume de água costuma crescer de forma significativa. Graças ao trabalho preventivo realizado no começo deste ano pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, a Prefeitura conseguiu diminuir o número de casos da doença em aproximadamente 85 por cento. A diretora de Educação em Saúde da Secretaria, Cristina Rosadas, lembra que, no caso do combate à dengue, “o apoio da população é fundamental”. Além do Resende Saudável Itinerante no Novo Surubi, a Prefeitura realizará neste fim de semana um trabalho educativo em algumas escolas da rede municipal. As ações nas unidades de ensino serão realizadas no sábado, dia 28, quando estudantes destes estabelecimentos irão às ruas orientar os moradores sobre os procedimentos corretos para evitar possíveis focos da doença. O trabalho de prevenção junto aos alunos começou no primeiro semestre deste ano, quando 35 estudantes do Colégio Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade) realizaram uma gincana, através da qual recolheram mais de uma tonelada de objetos propícios ao acúmulo de água parada. Como prêmio, a turma ganhou um passeio ao Jardim Botânico, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Recentemente, o prefeito José Rechuan sancionou a lei municipal 2.703/2009, que permite à administração municipal entrar em imóveis fechados para realizar o trabalho de prevenção. Se a Prefeitura precisar fazer a limpeza de terrenos baldios, a despesa será cobrada do proprietário no carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A lei sancionada pelo prefeito é de autoria do vereador Kiko Besouchet (PP).
Palavras chaves: SAÚDE