Resende

13° Min18º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

25/10/2013

Programa de Saúde Mental participa de Congresso Internacional na Bahia

Serão apresentadas experiências do município com Serviço Hospitalar em Saúde Mental e Consultório de Rua

Programa de Saúde Mental participa de Congresso Internacional na Bahia

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   O Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde apresentará dois trabalhos científicos durante o IV Congresso Internacional Drogas e Políticas Públicas da ABRAMD (Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas), que este ano tem como tema "Drogas e Políticas Públicas - Drogas, Saúde Coletiva e Direitos Humanos. O evento acontece de 31 de outubro a 2 de novembro no Teatro UNEB (Universidade do Estado da Bahia), em Salvador (BA).

   A Superintendente do Programa de Saúde Mental, Ângela Monteiro, explicou que inscreveu vários trabalhos desenvolvidos no programa, mas a Comissão Científica do Congresso aprovou dois. O primeiro, com o tema "Serviço de Referência Hospitalar em Saúde Mental: Ampliando a Rede de Cuidados em Álcool e Outras Drogas", de autoria da própria Ângela, que é também especialista em Saúde Mental para o SUS e em Dependência Química e Outros Transtornos Compulsivos, Terapeuta Comunitária e Assistente Social, e de Leonardo da Silva, enfermeiro coordenador do Serviço de Referência Hospitalar em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.

   - Para apresentar este trabalho, levaremos uma apresentação falando do Serviço de Referência Hospitalar em Saúde Mental, que dispõe de 10 leitos que funcionam na Santa Casa de Misericórdia, com enfermarias feminina, masculina e infantojuvenil e que foram inaugurados em novembro de 2011 - explicou a superintendente.

   O segundo trabalho tem como tema "Cuidados Integrais à População de Rua - Consultório na rua: relato de uma experiência", de autoria da enfermeira Thais Carvalho, pós graduada em Dependência Química e outros Transtornos Compulsivos e Coordenadora do Programa Consultório na Rua de Resende; e da psicóloga do Consultório de Rua, Sônia Raimundo. Elas farão uma apresentação sobre o serviço que foi habilitado em 2012, mas já existia desde 2011 através de Projeto Piloto aprovado pelo Ministério da Saúde.

   Segundo Ângela Monteiro, o Consultório na Rua conta com dois psicólogos, um enfermeiro e dois agentes socioculturais. A ação foi implantada com recursos do Governo federal, no valor de R$ 150 mil, viabilizados através do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, do Ministério da Saúde. O consultório faz parte da Política de Redução de Danos e dispõe ainda de uma Van, que circula com a equipe pela cidade realizando a abordagem dos usuários na rua.

   - Esta participação num evento internacional é uma excelente oportunidade para divulgarmos os trabalhos que vêm sendo realizados em Resende, ambos com resultados muito positivos. Além disso, poderemos também conhecer experiências de todo o Brasil nesta área - avaliou Ângela Monteiro.

 

Palavras chaves: SAÚDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados