15/10/2013

Serviço atenderá 16 unidades escolares até o final deste mês

Programa de Coleta Seletiva é implantado nas escolas municipais

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Agência do Meio Ambiente (AMAR) e da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), implantou, no mês de setembro, o Programa de Coleta Seletiva para escolas municipais. O serviço já está sendo realizado em 11 unidades escolares e chegará a mais cinco até o final deste mês.

- Durante dois meses, as unidades escolares passaram por uma capacitação ministrada pelo INEA, e há duas semanas iniciamos o recolhimento do material reciclado - comenta o presidente da AMAR, Wilson Moura.

O projeto, que conta com recolhimento de material uma vez por semana, já está implantado nas escolas: Adelaide Lopes Salgado (Capelinha), Alberto Ferraz (Capelinha), Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Algodão Doce (Cidade Alegria), Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria), Governador Roberto Silveira (Paraíso), Bairro Alambari e Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari), e ainda no Centro de Educação Infantil Julieta Botelho (Tobogã) e Escola Bilíngüe Rompendo o Silêncio (Alvorada).

Até o final do mês chegará às escolas Francisco Quirino Diniz (Visconde de Mauá) e Bairro Cabral; e nas Creches Luz do Sol (Liberdade), São Vicente de Paula (Cidade Alegria) e Pedacinho do Céu (Paraíso). De acordo com a coordenadora de Resíduos Sólidos da Agência, Solange Pinto, cada unidade define como será feito o trabalho junto aos alunos, que também poderão levar de casa os materiais a serem reciclados.

Além desta ação, a AMAR iniciou na última semana o trabalho de reforço da coleta seletiva nos bairros que já contam com o serviço. Na semana passada, a equipe esteve no bairro Morada da
Colina, primeiro bairro a receber a coleta seletiva no município, e nesta semana, será atendido o distrito de Visconde de Mauá.

- Uma equipe multidisciplinar da AMAR, junto com técnicos de Educação Ambiental do INEA, vai percorrer os bairros, distribuindo material informativo, explicando como funciona a coleta seletiva, quais os dias, quais são os materiais recicláveis e o principal: que não se deve misturar os dois resíduos (recicláveis e não-recicláveis) - comenta a coordenadora Solange Pinto.

O Programa de Coleta Seletiva, retomado em 2009 e ampliado na administração municipal, é realizado em parceria com a Associação de Catadores Recicla Resende (ACRR) e atende semanalmente 31 bairros, atingindo mais de 15 mil imóveis - entre residências, comércio e empresas. Atualmente são recolhidas cerca de 150 toneladas por mês, e os recursos arrecadados com a venda do material para a indústria de reciclagem é revertida para a própria associação.

Limpeza do galpão - Na última semana, a AMAR realizou também a limpeza do entorno do galpão da Associação dos Catadores Recicla Resende (ACRR). A ação contou com o apoio de uma retroescavadeira e dois caminhões.

Segundo a coordenadora de resíduos sólidos da AMAR, Solange Pinto, a reivindicação foi feita pela associação de catadores visando a aumentar a visibilidade e a segurança dos catadores.

Palavras chaves: MEIO AMBIENTE