09/04/2014

Programa de Aceleração de Aprendizagem é destaque em Fórum de Educação

Alunos com defasagem escolar recebem trabalho pedagógico específico

Programa de Aceleração de Aprendizagem é destaque em Fórum de Educação

Crédito: Andresa Gil - ACOM/PMR

O Programa Aceleração de Aprendizagem, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Resende, foi tema de uma apresentação no 64º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro, que aconteceu na semana passada, em Cabo Frio. A iniciativa foi criada para atender alunos com defasagem escolar e obteve experiências bem-sucedidas com turmas de aceleração.

De acordo com o secretário de Educação, Mário Rodrigues, o programa foi implantado no biênio 2011/2012. Na ocasião, foram formadas 16 turmas para atender cerca de 400 alunos com defasagem idade-série do 2º ao 4º ano do ensino fundamental, alfabetizados e não-alfabetizados, com dois anos ou mais de repetência. Eles receberam um trabalho pedagógico diferenciado para acelerar o aprendizado.

- Cerca de oitenta por cento dos alunos atendidos nestas classes de aceleração conseguiram avançar na defasagem, e a maioria foi encaminhada para o 6º ano no início do ano passado. Uma grande conquista, pois conseguimos a reintegração desses estudantes no percurso escolar - ressalta o secretário.

O trabalho desenvolvido nas turmas de aceleração segue a metodologia do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolve projetos na área. Os conteúdos das aulas intensificam a prática da leitura, a produção escrita e as operações matemáticas.

Para o biênio 2013/2014 foram formadas seis novas turmas que estão atendendo uma média de 100 alunos. A meta da Secretaria de Educação é diminuir cada vez mais a demanda nas turmas de aceleração, corrigindo cem por cento a defasagem na rede municipal.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO