Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende

Projeto é realizado pela Prefeitura em parceria com a CDL

Programa Capacita Comércio também concorre ao Prêmio Prefeito Empreendedor

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Ainda dentro do setor de comércio, outra ação inscrita pela Prefeitura de Resende no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi o Programa Capacita Comércio. Desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), o programa oferece cursos de qualificação para os comerciários visando aprimorar cada vez mais o atendimento aos consumidores. Os comerciantes pagam uma taxa de R$ 35,00 por funcionário inscrito e o restante dos gastos com os cursos de qualificação é subsidiado pela Prefeitura. O comércio da cidade (foto) emprega quase nove mil pessoas, segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio.

A implantação do MEI (Programa Microempreendedor Individual), iniciada em agosto de 2009, é mais uma das ações da Prefeitura que concorrem ao prêmio. O programa tem por objetivo a legalização do comércio informal. A Secretaria Municipal de Fazenda montou uma equipe junto à Fiscalização de Posturas para sair às ruas e orientar a todos os comerciantes informais sobre os benefícios da legalização. A medida rendeu a Resende, durante dois anos, o primeiro lugar no ranking do MEI na região Sul Fluminense. A cidade já atingiu a marca de 1.028 Empreendedores Individuais.

A alteração promovida pela atual administração na Lei do RESEINVEST, que concede incentivos fiscais às empresas que se instalarem em Resende, também foi inscrita no Prêmio Prefeito Empreendedor. A alteração ocorreu visando favorecer investimentos no setor produtivo da cidade, oferecendo com isso novos incentivos à atração de empresas para o Município.

A concessão de desconto integral do ISTI (Imposto Sobre Transmissão de Imóveis), além da redução de dois por cento na alíquota do ISS (Imposto Sobre Serviços) para empresas distribuidoras, atacadistas e operadoras de logística, está entre as mudanças efetivadas.  Depois da alteração da lei, novas empresas se instalaram em Resende, gerando pelo menos 2.300 novos empregos formais.

Palavras chaves: Comerciário