12/09/2011

Profissionais de Educação participam de curso sobre Primeiros Socorros

Iniciativa tem como objetivo atender possíveis casos de emergência nas escolas

Profissionais de Educação participam de curso sobre Primeiros Socorros

Crédito: Divulgação - SME

Nesta terça-feira, dia 13, pelo menos 20 profissionais de Educação do Município estarão participando no CEPAP (Centro Educacional de Preparação em Atendimento Pré-hospitalar), em Niterói, de mais uma etapa do Curso de Atendimento Básico Pré-hospitalar. A capacitação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Resende e o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

O curso tem como objetivo preparar os educadores para que possam prestar os primeiros socorros, no caso de possíveis acidentes envolvendo crianças nas escolas. Atualmente, 40 funcionários da Secretaria Municipal de Educação, entre diretores, professores, inspetores de disciplina e auxiliares administrativos, já receberam os certificados de conclusão. Com mais esta turma serão 60 no total.

Segundo a secretária de Educação do Município, professora Soraia Balieiro, o curso também visa atender a lei municipal número 2823/11, sancionada pelo prefeito José Rechuan (DEM), que determina a existência de profissionais treinados em primeiros socorros nas unidades escolares do Município. Neste sentido, Rechuan solicitou o apoio do major do Corpo de Bombeiros, Luciano de Melo, que já havia realizado a especialização com sucesso para professores da cidade de Porto Real.

- Esta iniciativa da Prefeitura de Resende representa mais uma ação importante na área da educação. Conhecer as técnicas para prestar os primeiros atendimentos até a chegada dos bombeiros é mais uma medida de segurança para os educadores e pais – afirma a secretária, ressaltando que o CEPAP é uma unidade reconhecida em toda a América Latina pela excelência do seu trabalho.

O curso tem uma carga horária de oito horas. As aulas são divididas em teórica e prática. Entre os acidentes rotineiros abordados pelos instrutores estão os tombos e quedas; cortes com hemorragias e outros sangramentos; convulsões; desmaios espontâneos; queimaduras e choques.

- Estamos enviando um profissional de cada escola para o curso, garantido assim, que as informações repassadas pelos bombeiros sejam multiplicadas para outros servidores – finaliza Soraia.

As outras etapas do curso aconteceram nos dias 16 de agosto, tendo beneficiado trabalhadores da FUNRESP (Fundação Resende Esportes). Já nos dias 24 e 31 de agosto outras turmas de profissionais da rede municipal de ensino participaram da capacitação (foto).

Palavras chaves: FUNCIONALISMO