04/07/2017
Profissionais autônomos têm até dia 10 para quitar ISS
Imposto, que é anual, pode ser pago em cota única ou três parcelas
Crédito: Jenny Faulstich/PMR
Os 1.273 trabalhadores autônomos inscritos na Prefeitura de Resende, entre profissionais de nível médio/técnico (corretores, técnicos de segurança do trabalho, técnicos em contabilidade e representante comercial, entre outros), e superior (médicos, dentistas, engenheiros, arquitetos, advogados, entre outros) têm até o próximo dia 10, segunda-feira, para quitar o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), relativo ao ano de 2017.
De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, o imposto, que ao lado do IPTU se constitui uma fonte de receita própria do município, pode ser pago em cota única ou dividido em até três vezes, sendo que o vencimento da primeira parcela também ocorre no dia 10 de julho, junto com a cota única. Já as duas parcelas restantes deverão ser pagas nos dias 10 de agosto e 10 de setembro.
Para fazer o pagamento, o contribuinte deverá imprimir a guia de recolhimento acessando o site da Prefeitura no endereçowww.resende.rj.gov.br. Na página principal, basta acessar o item SERVIÇOS e depois clicar em ISS. Já na página do sistema, é preciso ir na coluna ISS, clicar em “Guia de Autônomo 2017” e inserir o número de sua inscrição municipal e CPF, ou CNPJ. Após este processo, basta clicar em “consultar” para que sejam geradas as quatro vias, sendo uma para quem deseja quitar o imposto em cota única e outras três já com o imposto parcelado para quem optar pelo pagamento em três vezes.
A Secretaria de Fazenda orienta os trabalhadores que não têm acesso à internet para que procurem o Departamento de Fiscalização Tributária, no Centro Administrativo da Prefeitura, para solicitar a impressão do documento. A guia do ISS 2017 pode ser paga nas agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Itaú.