05/08/2011

Professores são capacitados sobre uso consciente da energia elétrica

Escolas receberão kits com orientações a respeito do tema

Professores são capacitados sobre uso consciente da energia elétrica

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Em parceria com a AMPLA, empresa concessionária do sistema de energia elétrica do Município, a Secretaria Municipal de Educação está proporcionando a 50 professores da rede municipal de ensino a participação no curso de capacitação do projeto “PROCEL nas Escolas”.

A capacitação, que tem como tema “A Natureza da Paisagem – Energia: Recursos da Vida” acontecerá nos próximos dias 10 e 11 (quarta e quinta-feira da próxima semana), das 8 às 12 horas, na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco).

De acordo com o coordenador de Ciências Biológicas da Secretaria Municipal de Educação, Túlio Heringer, o objetivo da iniciativa é capacitar os profissionais de ensino sobre a importância de adotar medidas contra o desperdício de energia elétrica, formando multiplicadores que repassarão as informações para seus alunos nas escolas.

Participam da capacitação professores das seguintes escolas municipais: Getúlio Vargas (Cidade da Alegria), Augusto de Carvalho – CIEP 489 (Cidade da Alegria), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Bairro Cabral (Cabral), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Júlio Verne (Vila Vicentina), Lídia Pires de Magalhães - foto (Morada da Felicidade), Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria) e Sagrado Coração (Lavapés).

Segundo a secretária de Educação do município, professora Soraia Balieiro, por meio desta capacitação, os professores vão se tornar agentes multiplicadores juntos aos estudantes, que repassarão as informações para toda a comunidade escolar a respeito do uso consciente de energia elétrica, reduzindo o desperdício e, otimizando assim, os recursos naturais.

Cada escola participante receberá o material didático, composto de livros, jogos, álbuns e DVDs que serão utilizados em todas as séries do Ensino Fundamental e Médio por professores e alunos.

- O projeto atenderá aproximadamente 4.800 alunos e prevê ainda, além de todo o material didático que é ilustrado pelo cartunista Ziraldo, uma palestra sobre consumo consciente de energia elétrica e meio ambiente, além de atividades culturais para 90 alunos por escola, em datas que posteriormente serão agendadas com a direção das dez unidades escolares envolvidas– esclarece Soraia, lembrando que nos anos de 2009 e 2010 este Projeto foi desenvolvido em oito escolas municipais de Resende e atendeu aproximadamente 2.400 alunos.

O PROCEL é um programa do Governo Federal, criado em 1985, que desenvolve projetos de conservação de energia focados na mudança de hábitos e na eficiência energética.

Estes instrumentos permitem maiores benefícios à população e diminui os impactos ambientais.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO