15/05/2013

Professores e alunos da rede municipal participam de oficina sobre segurança no trânsito

Além da capacitação, professores recebem material didático para trabalhar o tema em sala de aula

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Divisão de Educação para o Trânsito (DET), em parceria com a Concessionária CCR NovaDutra, realizará na próxima segunda-feira (20) uma oficina pedagógica para professores do 4º ano do Ensino Fundamental. A capacitação, que faz parte do programa "Estrada para a Cidadania", acontecerá das 8 às 11 horas, na Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda.

De acordo com a coordenadora da DET, Claudia Regina de Moraes Alvarenga, o objetivo desta iniciativa é disseminar noções de segurança no trânsito e cidadania. Neste sentido, a NovaDutra oferecerá oficinas pedagógicas e materiais didáticos aos professores, para que se tornem multiplicadores e realizem as atividades propostas em sala de aula. Os estudantes também receberão livros que serão utilizados durante o ano letivo.

- Participarão da oficina cerca de 20 profissionais, mas ao todo 70 educadores trabalharão o tema "Educação no Trânsito" em sala de aula, este ano. Os livros didáticos, quase três mil exemplares, já foram disponibilizados aos professores e estudantes - informa a coordenadora da DET.

Durante a realização da oficina serão repassadas informações sobre a ação "Cidadania na Estrada". Também haverá confecção de cartinhas que serão entregues aos motoristas nos pedágios, na Semana Nacional de Trânsito, em setembro e, além disso, estão previstas dinâmicas pedagógicas e de motivação.

Em Resende, o Programa Estrada para a Cidadania oferece, ainda, atividades para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, que trabalham temas relacionados à preservação do meio ambiente. Esta parte é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e a capacitação dos professores que compõe este grupo está prevista para o dia 17 de junho.

Entre as escolas que participam do programa este ano estão Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Bairro Cabral, Dona Mariúcha (Santo Amaro), Esther Politi (Fazenda da Barra I), Francisco Quirino Diniz (Visconde de Mauá), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Lídia Pires Magalhães (Itapuca), Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Sagrado Coração (Lavapés), Surubi, Associação Pestalozzi Resende (Jardim Brasília), Escola Municipal de Educação Especial Rompendo o Silêncio (Alvorada), Ciep 489 - Augusto de Carvalho (Cidade Alegria), Ciep 342 Geraldo da Cunha Rodrigues (São Caetano), Ciep 347 Dr. Jorge Miguel Jayme (Toyota) e Escola Estadual Governador Roberto Silveira (Paraíso).

Palavras chaves: EDUCAÇÃO