09/11/2012

Professores da Rede Municipal de Resende participam de Curso de Libras

Objetivo é ampliar a educação inclusiva no município

Professores da Rede Municipal de Resende participam de Curso de Libras

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Cerca de 50 professores da rede municipal de ensino de Resende estão aprendendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso é oferecido pela Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo aumentar o número de profissionais com conhecimento da língua nas escolas regulares para viabilizar a educação inclusiva no município. As aulas acontecem aos sábados, pelas manhãs, na Escola Municipal Especial Rompendo o Silêncio, no bairro Alvorada, e são ministradas pelo professor Wellington Almeida Sanglard, surdo.

Segundo a coordenadora de educação especial da Secretaria de Educação, Terezinha Saloto, o primeiro dos quatro módulos do curso já foi concluído pelos professores. Na última semana, eles iniciaram o segundo módulo.

A primeira turma do curso de libras em Resende começou os estudos em maio de 2010 e concluiu a formação em agosto de 2011. Na ocasião participaram 40 professores da rede municipal de ensino. A proposta da Secretaria Municipal de Educação é que pelo menos um professor de cada uma das 58 unidades de ensino da rede municipal seja capacitado em Libras.

- As inscrições dos profissionais foram priorizadas de forma que pelo menos um professor de cada escola possa participar, para que dessa maneira, um número maior de unidades tenha condições de incluir as pessoas com deficiência auditiva - explicou Terezinha.

A Escola Municipal de Educação Especial Rompendo o Silêncio oferece educação infantil e ensino fundamental para surdos e deficientes auditivos no município há mais de 20 anos.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO