14/12/2010

Prevenção contra Drogas: Curso forma quase 450 servidores

Funcionários municipais são treinados para atender casos de dependência química

Prevenção contra Drogas: Curso forma quase 450 servidores

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Em cerimônia realizada ontem à noite (segunda-feira), no Cine Vitória, 446 servidores municipais receberam os certificados pela participação no curso de capacitação para atender casos de dependência química (foto). Realizado através de uma parceria da Prefeitura com o Conselho Municipal de Avaliação e Acompanhamento do Programa Prefeito Amigo da Criança, o curso representou mais uma ação de prevenção contra as drogas promovida pela administração municipal. A formatura dos servidores contou com as presenças da primeira dama do Município, Ana Paula Rechuan; dos secretários municipais Daniel Brito (Saúde), Soraia Balieiro (Educação) e Marly Ceccoline (Assistência Social); dos superintendentes municipais José Antônio dos Santos – Ed Murph (Ordem Pública) e Ana Carolina Matos (Eventos e Integração); do presidente da FUNRESP (Fundação Resende Esportes), Wagner Barcellos; do comandante da Guarda Municipal, Ismar Costa e Silva; da coordenadora do Conselho de Avaliação e Acompanhamento do Prefeito Amigo da Criança, Maria José Barreto; e da coordenadora do Departamento de Atendimento ao Servidor da Secretaria Municipal de Administração, Munira Arbache. Durante o curso, os servidores municipais foram treinados para identificar um usuário de drogas e encaminhá-los aos serviços públicos e entidades que prestam atendimento aos dependentes químicos e aos seus familiares. Entre os servidores capacitados estiveram funcionários das seguintes secretarias municipais: Assistência Social, Saúde, Educação, Administração e Obras, além de profissionais da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e da FUNRESP. O objetivo da Prefeitura agora é levar o curso para os profissionais da rede estadual de ensino, ampliando com isso o número de pessoas capacitadas. - Temos a certeza de que a prevenção representa o melhor caminho contra este mal que vem afetando muitas famílias. Acredito que já em 2011 estaremos alcançando os resultados positivos desta nova iniciativa, que foi a capacitação dos servidores municipais – disse a primeira dama do Município, Ana Paula Rechuan. Ela frisou ainda a importância da liberação recente de R$ 150 mil para a implantação em Resende do Programa de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Os recursos foram liberados pelo Governo Federal e o programa, que será realizado através de uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Saúde, se denomina Fala aí, cidadão. O projeto prevê a abordagem dos usuários de drogas nas ruas e o encaminhamento às unidades que oferecem atendimento para os casos de dependência química. Para Maria José Barreto, coordenadora do Conselho Municipal de Avaliação e Acompanhamento do Prefeito Amigo da Criança, “a receptividade por parte dos servidores que participaram do curso foi a melhor possível”. Maria José também salientou a importância do engajamento do maior número possível de pessoas na prevenção e no combate às drogas. - A mobilização contra este problema precisa ser a mais ampla possível – declarou a coordenadora.
Palavras chaves: CAPACITAÇÃO