08/01/2010

Prevenção contra a Dengue no Paraíso será acompanhada por um médico

Campanha especial de combate à doença acontece nesta segunda-feira

Prevenção contra a Dengue no Paraíso será acompanhada por um médico

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta segunda-feira, dia 11, uma mobilização especial no bairro Paraíso, com ações de combate à dengue. Além das visitas domiciliares, os agentes do Serviço de Vigilância Sanitária do Município vão intensificar o trabalho informativo junto à população, sobre a importância da parceira entre a Prefeitura e a comunidade no combate aos focos do mosquito transmissor da doença. Haverá também um médico acompanhando as visitas. Outra novidade prevista é a presença de um laboratório móvel para análise das amostras colhidas pelos vigilantes durante as visitas nas residências. Caso o resultado aponte a presença de larvas, imediatamente os agentes vão aplicar o inseticida Aero System no local visando eliminar o foco. O bairro Paraíso foi apontado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) como um dos que apresentaram o maior número de focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, durante a última inspeção. Dos 703 imóveis vistoriados, foram encontrados 22 focos. O índice de infestação do bairro ficou em 1,59, acima do considerado aceitável pelo Ministério da Saúde que é de, no máximo, 1. No município, esse índice é de 0,66. O coordenador do CCZ, Márcio Luciano Mendes, lembrou ainda que os moradores podem ser multados caso seja constatado a presença de larvas de mosquito da dengue. Em um primeiro momento, o fiscal irá notificar os responsáveis pela infração e determinar um prazo para a eliminação dos focos. - Caso a notificação não seja cumprida, o fiscal pode aplicar uma multa de R$ 500 a R$ 3 mil. O valor aumenta ainda se o morador for reincidente. A população precisa se conscientizar de que o combate à dengue é uma responsabilidade de todos nós e que a falta de cuidado em sua residência pode ocasionar a contaminação dos vizinhos – alertou o coordenador. Embora tenha intensificado os trabalhos no período de chuvas, o combate à doença é realizado durante todo o ano pela Prefeitura. Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses percorrem os bairros de Resende com as visitas domiciliares e as palestras educativas, além do carro fumacê. No entanto, Márcio Luciano Mendes, defende que a aplicação de inseticida através do carro fumacê é uma forma complementar às ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. - Para prevenir a doença, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água, que são locais propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da doença, como vasos de planta, garrafas PET e entulhos em geral que ficam normalmente nos quintais – esclarece. Para ele, com a conscientização da população dos cuidados de prevenção diários, durante todo o ano, é possível melhorar ainda mais os índices de infestação da doença no município. Neste ano, os casos de dengue diminuíram 85 por cento em relação a 2008. Conforme levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a maio deste ano, a Prefeitura registrou apenas cinco casos de dengue, enquanto que, no ano anterior (2008), os números chegaram a 42.
Palavras chaves: SAÚDE