03/06/2015

Prefeitura mantém investimentos em Saúde e Educação

Prestação de Contas: Prefeitura mantém investimentos em Saúde e Educação

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Controladoria Geral do Município, apresentou na segunda-feira, 1º de junho, no plenário da Câmara Municipal, a prestação de contas da administração municipal relativa ao primeiro quadrimestre de 2015.

Na audiência pública, Ludemar Pereira, titular da pasta, apresentou dados da execução orçamentária da Prefeitura mostrando como foram aplicados os recursos da Saúde, Educação e despesas com o pessoal.

- A falta de repasse de verbas por parte do governo estadual tem dificultado muito o orçamento, que está abaixo das nossas metas em todos os sentidos. Na Saúde, o município gastou R$ 47.463.000, e a União repassou R$ 11.156.000, ou seja, R$ 36.307.000 vieram de recursos próprios da Prefeitura - explicou o controlador Ludemar Pereira, destacando que o gasto representa 31,95% do orçamento, acima do mínimo previsto na Constituição.

Na Educação, o gasto foi de R$ 34.338.000, ultrapassando o limite mínimo previsto na Lei Orgânica do Município, que é de 30% da arrecadação, no caso R$ 34.090.000. Segundo o controlador, isso também foi possível graças a investimentos com recursos próprios municipais.

A despesa de pessoal ficou em R$ 226.258.000 nos últimos 12 meses, o que representa 53,72% da arrecadação nesse período, que foi de R$ 421.155.000, ficando ainda dentro do limite aceitável.

Para o prefeito José Rechuan, que esteve presente na audiência, o município cumpriu o seu papel, pois apesar da falta dos recursos provenientes do estado, a saúde e a educação não foram prejudicadas.

- Mesmo com toda dificuldade, nosso governo vai continuar investindo em saúde e em educação, e torço para que o país entre nos eixos e que a gente consiga fazer muito mais pela população - concluiu o prefeito.

Palavras chaves: TRANSPARÊNCIA