16/09/2011

Postos da Barra II e III foram reformados em junho

Prefeitura vai ampliar unidade médica da Fazenda da Barra I

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura anunciou na manhã desta sexta-feira, 16, que vai reformar mais um posto de saúde na região da Fazenda da Barra. Desta vez, a unidade médica que receberá serviços de ampliação e melhorias será o módulo do Programa Saúde da Família da Fazenda da Barra I, cujos investimentos na revitalização chegarão a cerca de R$ 117 mil. O módulo atende atualmente cerca de dois mil moradores. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que a reforma comece até outubro.

Os outros dois postos de saúde da região da Fazenda da Barra (Barra II - foto e Barra III) já foram reformados este ano pela Prefeitura.

Segundo o titular da Secretaria de Saúde do Município, Daniel Brito, o projeto de revitalização da unidade médica da Barra I prevê, entre outros serviços, troca das instalações elétricas e hidráulicas, reparos no telhado, pintura, adequação do espaço interno e reparos em geral. A recepção também será reformada e terá a instalação de ar condicionado e televisão.

Além desses serviços, serão construídas mais três salas, sendo uma para atividades na área de Educação em Saúde, outra destinada ao atendimento de fisioterapia e a terceira, onde vai ser instalada a Central de Esterilização.

Durante a realização dos serviços de revitalização, os pacientes serão atendidos provisoriamente na sede do Programa Oficina de Ofícios, que se localiza na Rua Maria Cândida (Jardim Esperança).

A equipe de profissionais da unidade médica da Fazenda da Barra I conta com quatro agentes comunitários, um médico clínico geral, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, um dentista, auxiliar de saúde bucal, um recepcionista e um fisioterapeuta, entre outros servidores.

Com a reforma deste posto de saúde, o volume de investimentos aplicados na construção, reforma e ampliação de unidades médicas neste ano de 2011 passará de R$ 3, 6 milhões. Só nas obras de melhorias nos postos da Fazenda da Barra II e da Fazenda da Barra III, que foram inauguradas nos dias 03 e 18 de junho, respectivamente, a Prefeitura investiu mais de R$ 100 mil.

Desde o início de 2011, a Prefeitura construiu também o posto de saúde do Surubi Velho e reformou a unidade médica do Jardim Primavera, além de ter iniciado os trabalhos de construção de módulos do Programa Saúde da Família dos bairros Nova Alegria, Bairro Cabral e Morro do Cruzeiro. Recentemente, tiveram início as obras de ampliação do posto de saúde da Vila Vicentina.

Outra reforma de posto de saúde que se em encontra em andamento – a da Itapuca, ao lado do Centro de Juventude – deverá ser concluída e entregue à população ainda neste ano. Com investimentos previstos de R$ 145 mil estão sendo realizadas na unidade as seguintes melhorias: troca das instalações elétricas; substituição do telhado; pintura; duplicação do consultório odontológico; instalação de banheiro para deficientes físicos; construção de sala de educação em saúde e de mais dois consultórios (médico e ginecológico); adequação do espaço interno; e a instalação de um dispensário de medicamentos, além da climatização da recepção e a instalação de uma televisão.

Além da reforma dessa unidade na Itapuca, a Prefeitura planeja iniciar até dezembro a construção de mais um posto de saúde no bairro, o que, portanto, elevará para duas o número de unidades do Programa Saúde da Família na comunidade. Esta obra deverá estar concluída em três meses.

Palavras chaves: MAIS INVESTIMENTOS NA SAÚDE