20/03/2012

Prefeitura retira 300 caminhões de lixo das ruas em 28 bairros

Serviço de varrição é realizado pelo menos duas vezes por semana

Prefeitura retira 300 caminhões de lixo das ruas em 28 bairros

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Na primeira quinzena de março, 28 oito bairros do Município foram atendidos pela Prefeitura com a realização de serviços de limpeza na área urbana, entre capina, roçada, retirada de entulho e pintura de meio-fio. Os trabalhos de limpeza urbana (foto), que são coordenados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, estão sendo reforçados desde outubro do ano passado, devido ao período da chuva, época na qual o mato nas vias públicas costuma crescer com mais rapidez. Um total de 307 caminhões de entulho e lixo foi retirado das vias públicas destas comunidades nos quinze dias iniciais deste mês.

Os bairros atendidos entre os dias 01 e 15 de março foram os seguintes: Morada da Barra, Parque Embaixador, Fazenda da Barra II, Jardim Esperança, Campo Belo, Morada da Montanha, Jardim Aliança I, Jardim Aliança II, Morada do Contorno, Paraíso, Campos Elíseos, Residencial Monet, Montese I, Montese II, Barbosa Lima, Liberdade, Nova Liberdade, Vila Julieta, Mutirão da Alegria, Alegria Velha, Baixada do Olaria, Itapuca, Cidade Alegria, Alegria II, Loteamento Nova Resende (bairro onde se localiza a UPA - Unidade de Pronto Atendimento), Vila Central, Centro Histórico e Novo Surubi.

Nos próximos dias, a programação prevê a realização dos serviços de capina, roçada, pintura de meio-fio e retirada de entulho das ruas localizadas nos bairros Nova Alegria, Jardim Alegria, Morada da Felicidade, Vila Santa Isabel, Elite, Manejo, Vila Santa Cecília, Centro, Jardim Brasília, Paraíso, São Caetano, Bairro Comercial, Parque Minas Gerais, Fazenda da Barra III, Jardim das Rosas, Morada da Montanha, Jardim Primavera, Jardim Aliança II, Alto dos Passos, Vila Moderna e Lavapés. Nas comunidades da Vila Santa Cecília e do Alto dos Passos, os serviços já tiveram início ontem, segunda-feira, dia 19.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura, Marcial Corrêa, atualmente 240 funcionários estão mobilizados para o trabalho permanente das ruas, avenidas e praças da cidade. De acordo com o cronograma de trabalho determinado pela Prefeitura, cada bairro deve receber o serviço de varrição pelo menos duas vezes durante a semana e os demais serviços de limpeza urbana em um intervalo de um a dois meses. Para garantir o cumprimento deste calendário, as equipes contam com o auxílio de máquinas retro-escavadeiras, roçadeiras e caminhões basculantes.

- A divisão da cidade em sete regiões para a execução dos trabalhos na área da limpeza urbana tem facilitado a realização dos serviços e o atendimento permanente das comunidades. Além disso, a Prefeitura vem intensificando cada vez mais a fiscalização para verificar o cumprimento do cronograma estabelecido visando manter limpas as vias públicas do nosso município. É importante reafirmar, no entanto, o apelo à população, no sentido de que os moradores nos ajudem, principalmente de duas maneiras: evitando jogar lixo nas ruas e denunciando as pessoas que estiverem sujando as vias públicas da cidade - disse Marcial, acrescentando que as reclamações e denúncias na área da limpeza urbana também podem ser feitas pelo Linha Viva da Prefeitura, cujo telefone é 0800 889 0808.

Desde novembro de 2010, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos conta com mais um instrumento de fiscalização para combater o lançamento indevido de lixo e entulho nas vias públicas da cidade: o sistema de monitoramento por câmeras de vigilância que funciona em 26 pontos diferentes da cidade, desde a região da Grande Alegria até o bairro São Caetano.

Pelo menos dez das imagens captadas pelo sistema no ano passado (2011) flagraram pessoas praticando esta infração, uma delas na saída do Acesso Oeste, que foi notificada a recolher imediatamente o material depositado na via pública. Numa outra ocorrência detectada pelo sistema de monitoramento, um homem jogou lixo num terreno abandonado da Vila Julieta e também teve que recolher o material após uma notificação emitida por agentes da Divisão de Posturas da Prefeitura.

Palavras chaves: EQUIPES COM MAIS OPERÁRIOS