27/04/2011

Prefeitura realizará concurso nas escolas sobre prevenção contra drogas

Estudantes farão desenhos, frases e redações a respeito do tema

Prefeitura realizará concurso nas escolas sobre prevenção contra drogas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Na próxima quarta-feira, dia 04 de maio, a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação, realizará, às 8 horas, na Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria), o lançamento do concurso de Desenhos, Frases e Redações sobre o Uso Indevido de Drogas, cujo tema é “Viva sem Drogas: Para dizer não as drogas é preciso...” Participarão do projeto 38 escolas municipais urbanas e rurais das seguintes fases do ensino público: 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, 1º ao 4º ano do Ensino Médio (Informática e Mecânica), da fase II até fase IX do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do PROEJA FIC (Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante). Cerca de dez mil e quinhentos alunos estarão diretamente envolvidos nas atividades do concurso, que também contará com o acompanhamento direto dos profissionais de educação, como professores, orientadores e diretores das unidades, além da comunidade escolar. A Prefeitura adianta que serão premiados o primeiro, o segundo e o terceiro colocados de cada uma das categorias – os prêmios vão ser divulgados durante o lançamento do projeto. Segundo a secretária de Educação do Município, professora Soraia Balieiro, “o projeto visa principalmente evitar entre as crianças, jovens e adolescentes o uso inicial, assim como impedir os riscos e danos associados ao uso indevido de drogas”. - Este projeto está sendo possível graças à parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, com a Fundação ABRINQ (Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos), o Conselho Municipal de Avaliação e Acompanhamento do Prêmio Prefeito Amigo da Criança, o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Resende e o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), que é realizado em escolas municipais, através de uma parceria com a Polícia Militar - frisa Soraia. No ano passado, os profissionais das escolas da zona urbana participaram do “Curso de Capacitação em Módulos: Prevenção ao Uso Indevido de Drogas”, que aconteceu nos meses de outubro e novembro. Agora, através deste projeto, eles vão multiplicar para suas comunidades escolares as informações recebidas. Já as escolas da zona rural receberão esta capacitação entre os dias 19 a 26 de maio. Segundo o coordenador de Ciências Biológicas da Secretaria Municipal de Educação, professor Túlio Heringer, que faz parte da comissão organizadora do concurso, o projeto de prevenção contra as drogas acontece nas escolas da rede municipal de forma continuada e no mês de junho ganhará um reforço através de palestras de sensibilização e orientação promovidas pelo projeto “Papo de Responsa”, cuja realização é da Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Grupo Cultural AfroReggae.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO